SalaGeo

sexta-feira, 26 de março de 2010

Cora Coralina -1889 - 1985

Cora Coralina, poetisa brasileira, pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, nasceu em Goiás.

Mulher simples, doceira de profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás.

OBSERVE UM BONITO POEMA DA POETISA CORA CORALINA

DAS PEDRAS

Ajuntei todas as pedras
que vieram sobre mim.
Levantei uma escada muito alta
e no alto subi.
Teci um tapete floreado
e no sonho me perdi.
Uma estrada,
um leito,
uma casa,
um companheiro.
Tudo de pedra.
Entre pedras
cresceu a minha poesia.
Minha vida...
Quebrando pedras
e plantando flores.
Entre pedras que me esmagavam
Levantei a pedra rude
dos meus versos.

CURIOSIDADE DA CIDADE DE GOIÁS
Uma curiosidade histórica a respeito desta cidade, é que durante seis anos, de 1736 a 1742 ela foi a capital do estado de São Paulo (acredito que somente em São Paulo encontra documento provando isto) Naquela época toda aquela região pertencia ao Estado de São Paulo e seu governador (a denominação na época era Capitão General) estava em viagem pelo interior em cumprimento de uma ordenação de D. João V, e adoeceu ao chegar em Goiás Velho, o então arraial de S’antana.

A carta régia de 11 de fevereiro de 1736 determinara ao governador da Capitania de São Paulo, conde de Sarzedas, D. Luiz Mascarenhas, a fundação da Vila. Entretanto, devido a sua morte, somente em 25 de julho de 1739 é que foi cumprida esta ordenação de D. João V, e ocorreu à instalação da vila, à qual se denominou de Vila Boa, em consideração a Bartolomeu Bueno, seu fundador e descobridor das minas, conservando, para perpetuar a memória dos seus primitivos habitantes, o cognome de Goiás”.


Os escritos de Cora falam de sua cidade natal, de si mesma, sobre educação e também sobre questões humanitárias. Falam-nos tanto de sua contemporaneidade quanto de épocas que antecederam a ela e sobre as quais lhe chegaram relatos.

Clima

O Estado de Goiás possui clima predominante tropical semi-úmido, suas características se apresentam em duas estações distintas, uma de seca (maio a setembro) e outra chuvosa (outubro a abril).

A temperatura média anual do Estado pode variar em 18º e 23ºC, dessa forma, as temperaturas mais elevadas ocorrem nos meses de setembro e outubro e podem atingir até 39°C, e as mais baixas temperaturas se apresentam entre os meses de maio e julho, nesse as temperaturas chegam a atingir, em determinadas regiões, 4ºC.

Um comentário: