SalaGeo

sexta-feira, 19 de março de 2010






Durante este ano de 2010 o conteúdo do 3o. ano na disciplina GEOGRAFIA é 'BRASIL' , por isso o SALAGEOLITERARIA apresentará poemas/poesias de grandes autores que falam de nosso CLIMA , RELEVO , HIDROGRAFIA , PAISAGENS ETC.. , APRESENTAREMOS TAMBÉM SOBRE A VIDA DO AUTOR E O MOTIVO DESSE TER FEITO DETERMINADO POEMA/POESIA .
E ALGUMAS CURIOSIDADES DE NOSSO PAÍS!
ESPERO QUE GOSTEM!



Canção do exílio



Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar –sozinho, à noite–
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que disfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
(GONÇALVES DIAS)

SOBRE O AUTOR: Nascido em Caxias (Maranhão), era filho de uma união não oficializada entre um comerciante português com uma mestiça cafuza brasileira (o que muito o orgulhava de ter o sangue das três raças formadoras do povo brasileiro: branca, indígena e negra), e estudou inicialmente por um ano com o professor José Joaquim de Abreu, quando começou a trabalhar como caixeiro e a tratar da escrituração da loja de seu pai, que veio a falecer em 1837.

CURIOSIDADES DA CIDADE NATAL DO AUTOR GONÇALVES DIAS : SÃO LUÍS DO MARANHÃO

São Luís é um município brasileiro, capital do estado do Maranhão, fundada no dia 8 de setembro de 1612. Localiza-se na ilha Upaon-Açu (denominação dada pelos índios Tupinambás significando "Ilha Grande"), no Atlântico Sul, entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar.É rica em manifestações culturais, como: o Bumba-Meu-Boi,Tambor de Crioula,Cacuriá,Dança Portuguesa,Quadrilhas Juninas,Reggae e outras. Possui o maior conjunto arquitetônico de azulejos portugueses da América Latina. Possui uma vasta área de praias salgadas

8 comentários:

  1. Olha aí pessoal o Marcos Heloy começando o ano de 2010 com o "pé direito". Muito boa sua postagem . Se no ano passado esta coluna já fazia muito sucesso ... agora então que está toda enriquecida com os aspectos geográficos.... Parabéns ! Quem gostou como eu deste post não deixe de colocar seu depoimento aqui nos comentários .
    bjs a todos
    cristina

    ResponderExcluir
  2. Pois é , Heloy está de parabéns (:
    Adorei o post ^^'

    ResponderExcluir
  3. Heloy parabens pelo trabalho adorei, so falta o blaf² ai kkkk

    ResponderExcluir
  4. Além do Heloy ser um colega de classe simpático, ele faz um trabalho execelente no blog.. ele tem o ponto de vista que nos permite intender seus comentérios no blog .Um cara inteligente e competente. Valeu ,parabéns Marcos Heloy.

    ResponderExcluir
  5. Luciana Aragão 30023 de abril de 2010 às 11:51

    Muito bem Heloy ! Sensacional ! , continue assim que você será um otimo proficional .

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Heloy!
    Realmente seu Trabalho no Blog é Execelente,Vejo q tem uma enorme Dedicação,transmiti um bom relacionamento com Todos. Nos trás conhecimentos e Torna-se Um grande conhecedor da Literátura Brasileira um grande proficional.
    É com grande alégria que deixo,aqui Uma mensagem para meu colega e companheiro de Turma.
    Parabéns pelo seu Trabalho !
    Sucesso..

    ResponderExcluir
  7. Andrey De Oliveira 30027 de abril de 2010 às 10:18

    Gostei muito desse post e parabéns pelo trabalho Marcos espero que tenha mas desses trabalhos ajudam muito no conheçimento .

    abços ...

    ResponderExcluir
  8. parabens heloy pela dedicaçao i pelo trabalho...atravez do seu trabalho vc nos troxe bastante conhecimento!
    abraço i sucesso!
    kaique 3002

    ResponderExcluir