SalaGeo

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Guerra Fria / Desafio Virtual !




Este é o melhor texto dos seleciondos da 2ª série por isso, está sendo publicado agora !

A guerra fria foi um conflito teórico que ocorreu pouco depois da Segunda Guerra Mundial, entre os Estados Unidos e a União Soviética. Este conflito se iniciou quando as duas potências tentaram influenciar outros países acerca de seus sistemas políticos, econômicos e militares. A União Soviética buscava implantar o socialismo em outros países para que pudessem expandir a igualdade social, enquanto os Estados Unidos tentavam influenciar outros países com o sistema capitalista que se baseava na democracia e na economia de mercado.Depois de 1945, o contraste entre o capitalismo e socialismo era predominante entre a política, ideologia e sistemas militares. Apesar da rivalidade e tentativa de influenciar outros países, os Estados Unidos não conflitou a União Soviética (e vice-versa) com armamentos, pois os dois países tinham em posse grande quantidade de armamento nuclear, o que serviria para arrasar todos os seres viventes.Para reforçar o capitalismo, o presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, lança o Plano Marshal, que era um oferecimento de empréstimos com juros baixos e investimentos para que os países arrasados na Segunda Guerra Mundial pudessem se recuperar economicamente. A partir deste oferecimento a União Soviética criou, em 1949, o Comecon, que era uma espécie de contestação ao Plano Marshall que impedia seus aliados socialistas de se interessar ao favorecimento proposto pelo então inimigo político.Em 1949, os Estados Unidos juntamente com seus aliados criam a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que tinha como objetivo manter alianças militares para que estes pudessem se proteger em casos de ataque. Em contra partida, a União Soviética assina com seus aliados o Pacto de Varsóvia que também tinha como objetivo a união das forças militares de toda a Europa Oriental.A partir dos conflitos idealistas e políticos entre os coreanos capitalistas e socialistas, iniciam-se em 1949 conflistos na Coréia que ameaçou dar inicio a uma nova guerra armada. Com isso, em 27 de julho de 1953 foi estabelicido um acordo de paz em os Estados Unidos e a União Soviética.
Filmes Gritos do Silêncio (1984)Direção: Roland JofféTrata da experiência de um jornalista norte-americano nos conflitos no Camboja, na década de 70, em plena Guerra Fria.
Guantanamera (1995)Direção: Tomás Guitierrez Alea e Juan Carlos TabíoEnfoca a situação cubana no pós-guerra Fria, mostrando seus entraves burocráticos.
O dia seguinte (1983)Direção: Nicholas MeyerEnfoca as conseqüências de uma possível guerra nuclear no período da Guerra Fria.
Testa-de-ferro por acaso (1976)Direção: Martin RittMostra a forte perseguição aos simpatizantes do comunismo nos Estados Unidos a partir de 1951, encabeçada pelo senador McCarthy. Esse movimento, conhecido como macarthismo, foi um reflexo direto da Guerra Fria.
Parabéns Raiane da turma 2002 , Belo trabalho de Pesquisa !!
Atenção :outros trabalhos selecionados da segunda e também da terceira serie serão publicados
Aguardem ....

4 comentários:

  1. Ahh...
    meu trabalhooo .. que emoçãão =´)
    "Este é o melhor texto dos seleciondos da 2ª série por isso"
    Caraca manéé.. choreei aquii !!
    rs
    Valeeu prof.
    proximo.. tamoos ae firme e fortee !!
    ^^

    ResponderExcluir
  2. felipe,victor mal,maxwell...

    pOow garotah da nossa sala humilho geral...2002 representandO bonito no blog!!!!! 8)

    ResponderExcluir
  3. aê Rayane super elogiada pela prof!!! parabéns pelo trabalho que vc evolua mais ainda, bjos.

    ResponderExcluir
  4. ah.....
    esse trabalho ficou muito interessante e é muito fácil de entender

    ficou ótimo!

    ResponderExcluir