SalaGeo

quinta-feira, 1 de outubro de 2009


Atualização 01/10/2009 23:43

O edital feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a licitação da entidade responsável pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 prevê um sistema de segurança que envolve escolta armada e vigilância eletrônica 24 horas por dia durante o processo de produção das provas ( leia aqui o edital ).

A prova do Enem, que seria aplicada neste final de semana, foi cancelada na madrugada desta quinta-feira (1) pelo Ministério da Educação (MEC) após ocorrer vazamento do conteúdo dos exames. A Polícia Federal e o Ministério da Justiça irão apurar o caso.

Além da segurança na parte operacional, o Inep, que é responsável pela elaboração da prova, afirma que mantém apenas uma cópia digitalizada da prova antes de entregar o documento à empresa responsável pela parte operacional, diagramação, impressão, armazenamento, distribuição e fiscalização, entre outros).

Neste ano, a empresa que venceu a licitação para a operacionalização do Enem foi o Consórcio Nacional de Avaliação e Seleção (Connasel), formado pelas empresas Consultec, Funrio e Instituto Cetro, sediadas, respectivamente em Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.

Atualização 01/10/2009 21:11


MEC libera o Exame

Confira a prova do Enem do 1º dia que vazou
Confira a prova do Enem do 2º dia que vazou
Confira o gabarito da prova do Enem

Atualização 01/10/2009 08:12

Estamos aqui nessa sexta - Feira para dar uma notícia desagradável para aqueles se prepararam para o final de semana .

MEC cancela prova do Enem

Denúncia de jornal, de que o exame teria vazado, motivou a suspensão.
Expectativa do MEC é realizar nova prova em 45 dias.

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) cancelou na madrugada desta quinta-feira (1º) a prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que seria aplicada neste final de semana, disse a assessoria de comunicação social do MEC, que confirmou também que a decisão partiu do ministro Fernando Haddad, após conhecer denúncia feita pelo jornal “O Estado de São Paulo”, de que a prova teria vazado.

Haddad concederá entrevista nesta quinta, na sede do MEC, em Brasília, para explicar os procedimentos com relação ao Enem. O MEC tem uma segunda versão da prova, mas ainda não está confirmado se essa versão poderá ser utilizada.

"Este exemplar da prova está comprometido. A equipe técnica constatou que o material correspondia a alguns itens da prova. Será feita uma investigação para identificar em que momento da impressão da prova um exemplar foi furtado. É a primeira vez que [isso] aconteceu em uma prova do Enem”, afirmou. “Nós vamos ter que fazer junto ao consórcio [que aplica o exame] uma investigação para chegar aos responsáveis e prendê-los. Isso não pode acontecer, em virtude da vigilância severa."

Segundo o ministro, outra prova será realizada assim que se concluir a impressão das novas questões. Haddad disse que ficou “feliz” pelo fato de os estudantes não terem feito a prova. “Em primeiro lugar eu fico feliz não terem feito a prova, você imagina o que seria cancelar a prova depois de realizá-la. Seria um trauma muito grande [para os alunos]”, disse o ministro. “Quem está inscrito permanece inscrito, basta aguardar nova data. [O estudante] deve usar o tempo que ganhou com esse incidente para estudar.”
Cerca de 4,1 milhões de candidatos realizariam o exame. A expectativa do MEC é realizar a próxima prova, que tem como responsável o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), em 45 dias.

O jornal “O Estado de São Paulo” denunciou que foi procurado por um homem que disse ter as duas provas que seriam aplicadas no sábado (3) e no domingo (4), e que queria vender o material por R$ 500 mil.

fonte: G1

Só nos resta estudar mais com esse tempo que ganhamos e aguardar a nova data da prova. Estaremos atualizando esta postagem com novas notícias sobre o cancelamento do Enem.


4 comentários:

  1. Muito bom meninos!! Trabalho de atualização jornalistica de profissional, Parabéns !

    Prof: cristina

    ResponderExcluir
  2. Essa notícia realmente
    pegou todos de surpresa,nossa
    espera pelo Enem era grande,mas
    em compensação teremos mais algum
    tempo para nos dedicarmos aos estudos.Muito legal esse post!!!!!
    Fernanda Felix nº:04 T:3008

    ResponderExcluir
  3. Nossa que surpresa essa,aquela expectativa,nervosismo todo,foram cancelados ¬¬ Mas ainda bem que descobriram tudo antes de aplicarem a prova,pq seria muito pior fazer e depois ficar sabendo q foi tudo por água abaixo e também é uma segunda chance pra quem não tinha estudado o suficiente,mais um tempo pra se dedicar aos estudos enquanto não acontece a prova!

    Lorraine Vinhático n°:16 T:3005

    ResponderExcluir
  4. Foi realmente um susto quando disseram q iriam cancelar o enem, mas em contravenção, recebemos mais alguns dias paara nos prepararmos. Seria muito pior se tivessemos começado a fazer a prova e depois tivessemos que parar por algum motivo!!
    Pelo menos foi um stress a menos, no momento né?

    ResponderExcluir