SalaGeo

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

População brasileira ultrapassa os 191 milhões, diz IBGE

Da série ....
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta sexta-feira (14), a estimativa da população brasileira para estados e municípios. A data de referência do levantamento é, segundo o instituto, 1º de julho de 2009. Em todo o país, a população estimada é de 191.480.630 pessoas.
Ainda de acordo com o IBGE, São Paulo é a unidade da federação mais populosa, com 41,4 milhões de habitantes, seguida por Minas Gerais (20 milhões) e Rio de Janeiro (16 milhões). Nessas três unidades da federação da Região Sudeste se concentram cerca de 40,4% da população brasileira.
Entre os municípios, São Paulo é a cidade mais populosa, com 11 milhões de habitantes, seguida pelo Rio de Janeiro (6,2 milhões) e Salvador (3 milhões). Se desconsideradas as capitais, os municípios brasileiros mais populosos são Guarulhos (1,3 milhão), Campinas (1,1 milhão) e São Gonçalo (992 mil habitantes), que estão nas três primeiras posições desde 2000.
O levantamento do IBGE aponta ainda que a cidade de Borá, em São Paulo, tem a menor população do país, estimada em 837 habitantes.
De acordo com o instituto, para a estimativa são consideradas as taxas da natalidade, mortalidade e migração. Os dados do IBGE consideram os 26 estados do país e o Distrito Federal. São estimadas as populações de 5.565 municípios brasileiros.
Entre no link e você encontrará um mapa do Brasil , clicando em cada estado você encontrará o número da população atualmente .
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1266903-5598,00.html


fonte: Globo.com G1 notícias

26 comentários:

  1. Eu acho que o Brasil è uma paìs de muitas raças , Muita ''bagunça'' , as pessoas migram pro Brasil de qualquer cidade ou país e são bem recebidas seja là qual for a sua intençaõ , seja abrir um comercio trabalhar honestamente ou seja pra revender drogas , se nessa contagem naão tivesse a taxa de migração talvez não teria ultrapassado tanto o numero da populaçãõ ou se o Brasil fosse menos bagunçado !

    Jennifer Chagas , 3004

    ResponderExcluir
  2. Os dados do IBGE, mostram que os Estados e Municípios mais pouplosos são de SP, MG e RJ. Isto pode demonstrar que os fatos podem ocorrer provenientemente por serem Estados e Municípios mais desenvolvidos e com isso ter mais infraestrutura, saúde e emprego que são atrativos para morar. Pessoas migram, e com isso aumentam a população nesses tais lugares e com isto aumenta também a taxa de natalidade e com o fator de ter saúde e infraestrutura. Diminue doenças e com isso diminue a taxa de mortalidade.

    Jessica Venâncio Turma:3004

    ResponderExcluir
  3. Thamara Mesquita 300421 de agosto de 2009 às 08:24

    Brasil, Um pais de todos.Uma unica frase que resumi um crescimento populacional de variadas raças e nacionalidades.Esse crescimento populacional vem crescendo rapidamente,atraves das taxas de natalidades e as migraçoes e imigraçoes.Os lugares de maior crescimento populacional sao as de Sao Paulo Rio de janeiro e Minas Gerais.Agora pergunta-se o por que esses estados sao os mais procurados?Devido aos grandes desenvolvimento industrial e economico ao decorrer dos anos.

    ResponderExcluir
  4. O Brasil e um pais que acolhe pessoas de qualquer raça,A acho que os lugares que crescem mas rapido é,Rio de janeiro,São Paulo e Minas Gerais,As cidades ficam mas desenvolvidas com a população que cresce mas e mas,O Brasil porem tem um defeito a falta de ordem as pessoas não sabem aproveitar o que temos.Patricia t:3004

    ResponderExcluir
  5. Como já se disse ,o Brasil é um pais de todos!
    Um Brasil de muitas raças , muitas cores,é por isso que muita gente vem para cá, para os municípios com mais desenvolvimento , com mais oportunidades de emprego etc...
    O Brasil é um pais sem preconceito, é por esse motivo que muito gente vem para cá!
    Ana Carla
    T:3004

    ResponderExcluir
  6. O Brasil tem um crescimento populacional muito grande,isso vem sendo favorável,pra nosso país,pois isso sigfica que o Brasil abriga todos os tipos de etnias...
    Porém isso não garante uma boa qualidade de vida,alguns desses estados abragem uma boa parte desse crescimento,que são São Paulo,Rio de Janeiro e Minas Gerais.
    O crescimento se deve as taxas de natalidades principalmente em lugares de dificil acesso a informação,as migraçãoes e imigrações,pessoas quem venham pra cá com a esperança de uma vida melhor...(mas na maioria das veses pura imaginação).

    Samara Eduardo N°:22 T:3004

    ResponderExcluir
  7. Todos nós sabemos q os estados de SP, MG , e Rj sao os mais populosos .. pois nesses lugares é onde tem grande numero de empregos e qualidade de vida ! E isso vem atraindo muita gente , por isso muitas pessoas preferem vir para o sudeste do q ir para o nordeste por exemplo ,com o intuito de melhorar sua condiçao de vida .

    Diego dos Santos Nº: 06 T:3004

    ResponderExcluir
  8. As grandes cidades , dão a impreção de boa qualidade de vida,atraindo assim pessoas de outros estados, causando um crescimento desordenado.Provocando grandes trastornos para as cidades, como favelas,o crescimento da polulação ,muita gente para pouco emprego, etc.

    Jade Fabres N°13 Turma : 3005

    ResponderExcluir
  9. Pela falta de oportunidades em estados mais pobres,uma parte da população se aventuram a procura de melhores condições de vida ,causando o crescimento polulacional de de outros estados a saturando diversas áreas da economia do local .

    Karine Castro .N°:34 T:3005.

    ResponderExcluir
  10. D o u g l a s T:3004
    pow esaa questão da papulação brasileira ta crescendoo a cada ano a decada e seculos isso por um lado e bom e por outro e ruim pq o noso páis e um pais q tem mto desempregos e com isso tendo mtas gente pra trabalhar ai ficar complicadoo essa questãoo ai da papulaçãoo crescer...

    ResponderExcluir
  11. A população nas cidades cresce a cada dia , sendo que o nosso país não tem uma infra-estrutura adequada para suster tal crescimento.Devido a esse grande aumento populacional , cresce o número de moradias ilegais , aumentam ainda mais a concorrência por empregos , tendo assim uma grande desigualdade social.


    Caio Soares Barreto /Nº:27/Turma:3005

    ResponderExcluir
  12. Esse alto indice populacional tem seus pontos positivos e negativos!
    Por um lado gera mais empregos e mais mao de obra. Porem por outro lado muitas dessas pessoas q se aventuram atraz dessas oportunidades fazem crescer a populaçao d um determinado local e a disputa do mercado d trabalho. Contudo essas pessoas q se aventuram muita das vezes nao sao capacitadas para esses cargos e outras saem d sua regiao nao so pelo emprego mas tambem para fugir das desgraças naturais de onde moravam, como por exemplo o nordeste q e bastante conhecido por suas secas!
    E essas pessoas q nao conseguem emprego ou saem fujidas d suas regioes acabam construindo uma nova vida nessas novas regioes e com elas muitas das vezes vem as casas ilegais, comercios ilegais e a desigualdade.

    Bruno Duarte T: 3005 N°:05

    ResponderExcluir
  13. Por um lado o crescimento populacional é ruim porque aumenta a má condição de vida de alguns Brasileiros , favelas inadequadas para tantas familias , a alta taxa de violência pela falta de oportunidade e etc
    Por outro lado é bom pela movimentação da economia !

    Jacqueline Amaral T: 3005

    ResponderExcluir
  14. Pois é como todos já disseram o Brasil é um País de muita diversificação de raça,tem muita gente aqui no sudeste pois aqui é ''cidade grande '' e tem muito mais emprego e qualidade de vida melhor.Por isso a maioria dos que moram no interior vem pra cá pra melhorar a vida, ter mais dinheiro e um emprego bom.Mas com isso também tem mais disputas pelo melhor ai com isso tem muita gente sem emprego pois muitos querem mais não tem emprego suficiente para todo mundo que vem pra cá.
    Jessica Tavares n:30 turma:3004

    ResponderExcluir
  15. O Brasil ta cada dia mais populoso,pois cada dia as pessoas querem vir pra cá pra melhorar de vida e o foco principal são os estados do sudeste pois aqui tem muito mais oportunidade de vida melhor,tem empregos melhores e com isso o sudeste fica cada dia com mais pessoas a procura de sua felicidade.
    Luiz Armando n:19 Turma:3004

    ResponderExcluir
  16. O Brasil é um País que a cada ano aumenta o número de população, podemos dizer que o Brasil é um país populoso mas não é povoado porque a maior parte da concentração de pessoas se encontra-se abundantemente nas grandes cidades. O Brasil é um país subdesenvolvido com pouco idoso e grande população de jovens e crianças, ou seja um país também que tem grande quantidade de pessoas desempregadas.

    Isabelle Ramos N° 35 Turma: 3005

    ResponderExcluir
  17. Com o grande avanço da população nas cidades de SP,MG e RJ como mostra o IBGE.O Brasil fica um lugar com um grande nível de estrutura,com isso vai crescendo mais o desenvolvimento aqui,dando assim mais oportunidades.Até porque aqui não temos problemas com tipo de cor nem raça,eles vem para o nosso país,porque aqui tem um bom desenvolvimento com uma boa infraestrutura para conseguir crescer... ALINIELY 3005

    ResponderExcluir
  18. Os Estados de São Paulo , de Minas , e do Rio de janeiro são lugares onde ha um grande numero de empregos,infraestrutura e qualidade de vida , são lugares mais desenvolvidos . O Brasil vem crescendo sem parar a cada dia que passa , existindo aqui , variadas raças e nacionalidades.
    O Brasil é uma "mãe" , sempre cabe mais um. XD

    ResponderExcluir
  19. *População brasileira ultrapassa 191 milhões de habitantes.*

    A população brasileira chegou a 191,5 milhões de pessoas em julho deste ano, das quais 18% aproximadamente um entre cinco vivem nos dez municípios mais populosos. O total superou de 2008 em 1,9 milhão, segundo IBGE.
    São Paulo continua sendo a cidade mais populosa do Brasil,com 11,04 milhões de habitantes, seguida pelo Rio de Janeiro, com 6,19 milhões, Salvador com 3 milhões, Brasília, com 2,61 milhões, e Fortaleza, com 2,51 milhões.
    Na lista dos dez municípios mais populosos, há apenas uma novidade, em relação a 2008: a capital paraense, Belém, com 1,44 milhões de habitantes, ocupou a décima posição, deixada por Porto Alegre.


    Nome: Késia de Souza Henriques.
    Nº16 Turma:3004.

    ResponderExcluir
  20. Raphaela nº20 T:300526 de agosto de 2009 às 20:37

    A pergunta é: Isso é bom ou ruin?
    aumento da população quer dizer,aumento da miséria, aumento das favelas,pobreza e uma série de fatores ruins. O governo não consegue lidar com uma cidade,imagina quando ela aumenta desse jeito? Não dá pra responder se é bom ou ruin por um filho nesse mundo nos dias de hoje...

    ResponderExcluir
  21. aa pode cresce logo logo o mundinhu em q vivemos vai acaba mesmo ;p

    bom sei la se eh bom ou ruim, nao tomando meu espaço ta bom hsauu

    mais o brasil e beim acolhedor naum tem muita descriminaçao e tem bastante coisa pra faze e so se enpenhar e tbm e so o governo se arruma tbm e bota um pokinhu de ordem so isso q o brasil necesita ORDEM. Pois o brasil tem recursos pra ser um pais deprimeiro mundo um dos melhores.

    T:3005
    kenett (chileno) xD n:31

    ResponderExcluir
  22. lendo o poste eu percebi um grande contraste.
    São Paulo é o estado onde a cpital é a mais populosa e onde tem um município, borá, onde tem tão poucas pessoas.

    Nessas ciddezinhas pequenas é aonde as pessoas tem uma melhor qualidade de vida, só que nas capitas existe mais oportunidade.
    Até mesmo em trabalhos informais.

    → Mariah Oliveira Nº 28 Turma: 3005

    ResponderExcluir
  23. O Brasil é atrativo para muitos...Porém já é dificil o governo dar conta do antigo n° de hab.no Brasil, imagina com esse grande crescimento?

    Junto com o aumento da população é fato que as favelas, a pobreza, a necessidade vai aumentar, mesmo o Brasil sendo um país grande como é...Isso é meio que inevitavél, pq como vamos evitar isso? Impedir a entrada de imigrantes, não deixar que adolescente fiquem grávidas, diminuir com a violência pra ver se acaba um pouco com as mortes??
    Eu acredito que a solução disso é a EDUCAÇÃO.!
    Já era dificil educar com a antiga quantidades de pessoas, e agora com esse grande crescimento!
    Acredito que só o tempo vai dizer se esse grande aumento vai ser bom ou ruim para o Brasil!!


    Juliene Raquel
    N°15
    Turma:3005

    ResponderExcluir
  24. Na minha opinião o Brazil com o tempo acabou se tornando uma grande mistura de raças, as pessoas estão vindo de todos os cantos do mundo, mas são muito bem recebidos. Como ja diz aquela fraze "Brasil, um pais de todos".
    Esse crescimento populacional é o efeito criado pelas pessoas q estão a proucura de oportunidade de vida melhor, mas nada acham...


    Hélio Alan Turma: 3005

    ResponderExcluir
  25. Na minha opinião o Brasil cada dia cresce em termos de educação,segurança e saúde.No PIB somos o décimo melhor, por mais que a renda não seja bem distribuida...ainda faltam muita coisa mas podemos dizer que estamos crescendo o unico problema é a concentração da população no sudeste que cresce por causa da falta de estrutura do resto pais,a concentração economica por mais que venha crescendo isso descontrola balanceamento populacional do país.
    Thales Klayton 25-3005

    ResponderExcluir
  26. O Brasil cresce economicamente a cada dia e por isso cada vez mais se torna atrativo. Como percebe-se na postagem, os municipios mais repesentativos são os que concentram maior população,pois pessoas, como por exemplo das regiões do Nordeste do pais, imigrão para esses centros em busca de trabalho e melhores condições de vida, o que na maioria das vezes não ocorri, ocasionando inchaço urbano.

    Drielle Maria
    t: 3005 nº 29

    ResponderExcluir