SalaGeo

sábado, 3 de outubro de 2009

A poluição do Ar


A velocidade e a intensidade das mudanças no sistema climático da Terra, principalmente nas últimas décadas, desenham um cenário preocupante, e têm sido motivo de pesquisas dos cientistas, de adoção de medidas severas dos órgãos ambientais, e de negociações entre os líderes mundiais, para restringir a emissão de gases poluentes. Devido ao modelo de desenvolvimento
baseado na queima de combustíveis fósseis, como petróleo e carvão mineral, os gases causadores do efeito estufa, principalmente dióxido de carbono, têm sido lançados na atmosfera em quantidades cada vez maiores, afetando o clima do Planeta de forma imprevisível.As consequências para o meio ambiente e para toda a humanidade poderão ser catastróficas, como a diminuição da cobertura vegetal, o descongelamento de geleiras e calotas polares, secas cada vez mais prolongadas, aumento da freqüência e intensidade de eventos climáticos extremos, como enchentes, furacões e tempestades, entre outros.Até meados de 1980, a poluição atmosférica urbana era atribuída basicamente às emissões industriais, e as ações dos órgãos ambientais visavam ao controle das emissões dessas fontes. Com o rápido crescimento da frota veicular, verificou-se a enorme contribuição dessa fonte na degradação da qualidade do ar, principalmente nas regiões metropolitanas do país.Visando a redução gradativa da parcela de contribuição das emissões de poluentes de origem veícular, várias medidas já foram tomadas pelas montadoras (uso de injeção eletrônica e catalisador) e pelas fornecedoras de combustível (retirada do chumbo da gasolina e menor teor de enxofre no diesel).No Estado do Rio de Janeiro a qualidade do ar é tratada desde 1967, quando foram instaladas as primeiras estações de monitoramento. Desde então, várias ações foram desenvolvidas e implementadas: eliminação dos incineradores domésticos, substituição do combustível usado nas padarias e em indústrias, controle, inclusive com a desativação, de várias pedreiras situadas na Região Metropolitana, restrição de passagem de veículos pesados nos túneis da cidade, entre outras. Para controlar a poluição veicular e assegurar que os veículos sejam mantidos regulados, foi criado em 1997, um Programa de Inspeção e Manutenção dos Veículos em uso, para medir os gases poluentes emitidos pelos veículos automotores por ocasião de sua vistoria anual.
O Estado do Rio de Janeiro apresenta duas áreas críticas em termos de poluição do ar e, portanto, consideradas prioritárias com relação a ações de controle: a Região Metropolitana e a Região do Médio Paraíba. O interior do Estado é caracterizado por problemas específicos e pontuais.

Região Metropolitana:

Na Região Metropolitana encontra-se a segunda maior concentração de população, de veículos, de indústrias e de fontes emissoras de poluentes do país, gerando sérios problemas de poluição do ar.
Os maciços da Tijuca e da Pedra Branca, paralelos à orla marítima, atuam como barreira física aos ventos predominantes do mar, não permitindo a ventilação adequada das áreas situadas mais para o interior.
No período de maio a setembro, devido à atuação dos sistemas de alta pressão que dominam a região, ocorrem com freqüência situações de estagnação atmosférica e elevados índices de poluição.
Além desses fatores, deve ser considerado ainda que a região está sujeita às características do clima tropical, com intensa radiação solar e temperaturas elevadas, favorecendo os processos fotoquímicos e outras reações na atmosfera, com geração de poluentes secundários.

Região do Médio Paraíba :

É grande a importância econômica desta região para o desenvolvimento do Estado e do país, principalmente quando se enfoca a atividade industrial concentrada no eixo de Resende, Barra Mansa e Volta Redonda, ao longo da Via Dutra, eixo viário que interliga as duas maiores metrópoles brasileiras, Rio de Janeiro e São Paulo.
Os problemas ambientais relacionados à poluição do ar se devem, basicamente, ao porte, tipo e localização das atividades industriais implantadas na região. Todo o parque industrial está situado no vale por onde corre o rio Paraíba do Sul, área que está sujeita, principalmente no período de inverno, a condições de grande estabilidade atmosférica, ventilação deficiente, inversões de temperatura e ausência de chuvas, ocasião em que a região sofre com os elevados índices de poluição do ar.

Região do Norte Fluminense:

A economia da Região Norte está baseada no setor primário. Na baixada de Campos, a monocultura canavieira emprega a totalidade da mão-de-obra rural local; a zona de influência da cana se estende basicamente pelos municípios de Campos e São João da Barra.
A agroindústria açucareira é, portanto, a principal atividade industrial da área. Das dez usinas existentes no Estado, oito localizam-se nessa região, sendo que cinco concentram-se no município de Campos, que participa de 72% da produção global. Também nesse município temos a atuação da Petrobrás na bacia petrolífera de Campos. A poluição do ar decorrente da produção do açúcar e do álcool é agravada pela queima dos canaviais na época da colheita da cana, prática que gera altas emissões de partículas e gases, elevando consideravelmente os níveis de poluentes no ar da região.

16 comentários:

  1. Parabéns !!!
    Cada vez melhor, arrasou!!!

    ResponderExcluir
  2. A poluição no nosso estado melhoraria muito se tivesse tbm a colaboração da população,pois o ar é de todos.
    Programas educacionais de melhorias ao meio ambiente ajudariam a educar essas pessoas e fazer com que elas tbm se disponibilizassem a zelar pelo meio em que elas vivem.
    Com a plantação de mais árvores,manuntenção e rodízio de veículos teria uma enorme melhoria.

    ResponderExcluir
  3. BRUNA ALMEIDA PINHEIRO T:3003 n:05

    Acho que todos temos uma certa parcela de culpa,pois vivemos em um país super desenvolvido,temos carros,comemos e vestimos produtos na maioria das vezes feitos fabricalmente e isso ajuda a poluir cada vez mais nosso Brasil e nosso mundo.Sem contar nas vezes em que poluimos nossa própria rua,pensando que um pequeno papel não irá prejudicar o ambiente.

    ResponderExcluir
  4. Bruna almeida Pinheiro t:3003 n:05

    AMEI O TRABALHO,SUPER COMPLETO!!

    ResponderExcluir
  5. Douglas Fernandes N:11 T:3003

    Poluição , era para ser uma coisa que não existisse em um pais como esse aki ... Sem Citar a poluição do ar , imagina só ...a Baía de Guanabara uma beleza natural Q deus nos presenteo banhada nessa mancha Q vemos nas manchetes de jornais ...ESGOTO EM CÉU ABERTO NA BAÍA DE GUANABARA ...PRAIAS DA BARRA, URCA ,COPACABANA ,FLAMENGO ,BOTAFOGO , RESERVA IMPROPRIAS PARA BANHO ...isso e uma tremenda brinkadeira mesmo mas isso naum vem soh de nós "Bem Q uma parte somos culpados" mas isso vem dos nossos representantes Q naum fazem nada para ajudar ou dizem Q "fasem" . Creio Q serca de 65% da população naum sabe cOmo ajudar a menos poluir o ar ...Concordo com a Isabella o governo deveria faser mais programas educacionais .

    Bem meu recado tah dadO Obrigadaum ...

    ResponderExcluir
  6. A poluição do ar tem sido um dos maiores problemas das últimas décadas no Brasil e no mundo. Se n diminuirmos a emissao de gases na atmosfera teremos resultados realmente horrivéis, temos que parar de poluir também para q nossas gerações futuras possam usufruir como nós usufruimos do nosso mundo.
    Moreno Andrade 31 3003

    ResponderExcluir
  7. Realmente o governo podia ter masi programas de educação para o povo, mas tbm n podemos esquecer q eh soh ter um pouco de bom senso para q nós possamos diminuir a poluição no Rio e no mundo. O temos q colocar a mão na consiencia e pensar um pouco no q estamos fazendo com o mundo.
    Pedro Andrade 34 3003

    ResponderExcluir
  8. Realmente um trabalho completo que fas rever nossos conseitos,porque inves de pegar o onibos ou sair de carro ir de bicicleta paresse polco mas ja e augo,fas bem a saude e não polui o ar

    Rafael Bispo n°37 T:3003

    ResponderExcluir
  9. É algo desagradável que afeta à todos,porém parece que a sociedade em si já se acostumou em viver em meio a tanta poluição.O governo deveria investir mais na qualidade de vida e deixar de se preocupar um pouco com o desenvolvimento industrial,assim diminuiria gradualmente o problema.

    João Paulo S. Lima. N:19 Turma:3003

    ResponderExcluir
  10. eu acho que depende principalmente da população.não jogado lixo no rio e nas ruas.as empresa seguidor as normal ambientel.


    priscila maria t:3003 n:43

    ResponderExcluir
  11. Angélica t:3003 n:04

    Para mim existem muitas causas para a poluiçao do nosso ar,e muitos culpados.O Brasil é um país muito populoso, e por mais que muitas pessoas se preocupem com o estado no nosso ar,outras não se preocupam em melhorar ou minimizar a poluição,jogando lixos em lugares indevíduos,usando muito o transporte como carro sem necessidade e entre outros.As industrias também contribuem para a poluição.

    ResponderExcluir
  12. a velocidade em que as mudanças vem acontecendo, nos ainda não percebemos que isso acontece cada vez mais rapidoé claro que o desenvolvimentodo mundo acaba agravando essa situação.
    Se nós não acordamos isso so tende a piorar.
    Temos uma cidade tão MARAVILHOSA,

    CUIDE!!!

    erika negreiros n:12 t:3003

    ResponderExcluir
  13. Os causadores do efeito estufa priciapalmente o dioxdo de carbono tem sido lançado na atmosfera.Se não tomarmos algunha iniciativa com certeza os mares irão aumentar causando varias inundações.Poluir o ar não e legau,por isso tome uma iniciativa ajude a preservar o ar que respiramos.
    Daiana Tavares T:3003 N°9

    ResponderExcluir
  14. Temos várias maneiras de resolver esse problema da poluição.Se queremos que a nossa geração famíliar exista,temos que vigiar.O caso nem é só vivier em um lugar limpo,é também matar muitas especíes de animais,plantas,e o principal ''O AR''.Sabemos que vai ser dificíl por que já nos acostumamos com esse ritímo de vida com usar carro ás vezes até disneçessáriamente,mas temos que nos esforçar É PARA O NOSSO BEM!!!Andar de bicicleta por exemplo faz bem a si mesmo e ao meio ambiente.

    Flávia dos Santos n.41 t.3003b

    ResponderExcluir
  15. Bom, de fato nosso país é um dos paises mais belos em termo de belezas naturais..e nao podem deixar ser "Jogado fora" pela poluiçao. alem de prejudicar a natureza nos fazer muito mal

    Bruno Ramalho da Silva. T 3003 Nº meia duzia

    ResponderExcluir
  16. COMO PODEMOS VER O NOSSO PLANETA ESTA SOFRENDO COM TODA ESTA POLUIÇÃO,MUITAS ESPECIES ESTÃO SENDO AMEAÇADAS.TEMOS QUE AJUDAR O NOSSO PLANETA AINDA DA TEMPO!!!!!!!!!!!!
    Jessica Lais n°17 t:3003

    ResponderExcluir