SalaGeo

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Brasil - Que país é esse?

Aproveitando os dados que vem sendo divulgados ultimamente pelo IBGE e pelo IPEA , o Salageo cria a seção Que pais e este? reunindo dados ou indicadores socio-econômicos de nosso país . Leia e faça você mesmo o julgamento de como andamos em termos de bem estar social, melhorias ou retrocessos.

De acordo com dados do Ipea,

#A taxa de analfabetismo no Brasil foi de 10% em 2008. O percentual varia de 5,8% no Sudeste para 19,4% no Nordeste. Nas áreas rurais, o analfabetismo chega a 23,5% contra 4,3% nas regiões urbanas. A taxa entre os negros é de 13,6%, mais do que o dobro do percentual identificado entre a população branca. A camada da população com mais de 40 anos tem um índice de analfabetismo de 16,9%.

# De todos os alunos que entram no ensino fundamental, 13% largam os estudos até a 4º série. No Nordeste, esse número chega a 20%. Dos alunos que conseguem concluir a 8º serie, apenas 54% conseguem concluir o ensino médio.

De acordo com dados do IBGE

# Quase metade das crianças e dos jovens de até 17 anos estava em situação de pobreza ou extrema pobreza no ano passado

# 44,7% das crianças e adolescentes do país estavam na condição de pobreza ou pobreza extrema, o equivalente a cerca de 11 milhões de pessoas.

# 18,5% dos jovens de até 17 anos residiam em uma casa com renda per capita de até um quarto do salário-mínimo e 26,2% tinham uma renda por pessoa de até meio salário-mínimo ao mês.

Obs: Pelos critérios da pesquisa, um pobre tem um rendimento domiciliar per capita de até meio salário- mínimo por mês ao passo que o extremo pobre tem uma renda de até um quarto do mínimo. O salário- mínimo em 2008 era de R$ 415.

# A mortalidade infantil no Brasil é hoje de 23,5 por mil. Estes dados se apresentam bastantes desfavoráveis se comparados com Cuba e Chile que possuem respectivamente 5,1 e 7,2 de cada 100 mil crianças nascidas vivas

O IBGE detecta ainda , uma desigualdade entre as regiões quanto ao grau de pobreza

# No Nordeste, 66,7% das pessoas com até 17 anos vivem na pobreza ou na extrema pobreza ao passo que no Sudeste o contingente era de 31,5%.

Agora noticias mais “consoladoras”

O IBGE detectou uma redução da pobreza na população de até 17 anos.

#. Em 1998, 27,% das pessoas de até 17 anos viviam na condição de extrema pobreza e, em 2008, esse percentual diminuiu para 18,5%. Em relação a 1998, houve melhora nos indicadores nordestinos. Há 11 anos, esse percentual de pobreza atingia 73,1% dos jovens. Tais melhoras podem ser atribuídas ao efeito de políticas públicas de transferência de renda implementadas nos últimos anos.

O IBGE detectou ainda melhorias na expectativa de vida do brasileiro

# A expectativa de vida do brasileiro avançou 3,3 anos entre 1998 e 2008. Hoje está em 73 anos

Mais melhorias...

#. Em 1998, a mortalidade infantil no Brasil chegava a 33,5 em 2008 caiu para 23,5 por mil .Fatores que colaboraram para esse avanço: A melhoria das condições de habitação com saneamento básico e ampliação dos serviços de saúde e no grau de escolaridade da população. obs: BRICs são as iniciais de Brasil, Rússia, India e china os quatro paises emergentes mais poderosos no mundo de hoje .

Nenhum comentário:

Postar um comentário