SalaGeo

quarta-feira, 14 de julho de 2010

A Barra da Tijuca e as Olimpíadas de 2016/ Ivo Medina

Mais algumas respostas dadas pelo geólogo Ivo Medina a entrevista cedida aos nossos alunos do Vicente jannuzzi e a este espaço aqui na rede ....

A baixada de jacarepaguá que abriga os bairros de Barra, Recreio e Jacarepaguá , vem sofrendo ao longo dos últimos anos forte urbanização com conseqüências desastrosas para a paisagem local. Sabemos que a cidade olímpica assim como tantas outras obras esportivas ou de infraestrutura que serão construídas para o Rio de 2016 estarão concentradas neste lugar . O senhor acredita que a região, sob o ponto de vista geólogo, será capaz de suporta e assimilar mais esse impacto?

Aluna Cintia Cristina ( responsável pela seção de meio ambiente do salageo)

"A expansão imobiliária sobre a vegetação de restinga e de mangues, o precário sistema de saneamento, a ocupação tanto ordenada quanto desordenada já denotam uma grande falha no mecanismo da gestão ambiental, com ênfase para as áreas que deviam ser preservadas (por lei) como manguezais e margens de rios e lagoas. Todo esse ambiente, em parte sujeito à inundações, é considerado como de alta suscetibilidade à contaminação, principalmente por sistemas precários de saneamento. Os principais problemas ambientais que ocorrem nessa

faixa de terra estão relacionados ao desmatamento, destruição de dunas, para implantação de empreendimentos imobiliários com infra-estrutura quase sempre ineficiente, contaminação de rios, lagoas e do lençol freático geralmente pouco profundo.

Tudo isso aponta a necessidade urgente de quantificar e qualificar a intensidade dos impactos que ocorrerão a partir das obras que serão construídas através de um estudo sério e meticuloso de impacto ambiental com proposições de medidas, sobretudo preventivas para evitar ou ao menos atenuarem ao máximo os impactos decorrentes.

Deve-se ressaltar que tanto os mangues e os brejos, quanto os terrenos montanhosos devem ser destinados prioritariamente para a preservação ambiental."

Projeto da Vila Olímpica na Barra da Tijuca

Numa avaliação geral, o senhor considera positivo a realização das olimpíadas de 2016 em nossa cidade ?

Laisa Cavalcante e Thais Pereira

"Sim, desde que se elaborem estratégias e um bom planejamento calcado em diagnósticos e prognósticos ambientais envolvendo estudos do meio físico, biológico e socioeconômico. E, acima de tudo, que haja um gerenciamento honesto dos recursos a serem aplicados – recursos públicos e privados. As aplicações terão de ser transparentes e visíveis aos olhos da sociedade."

Continuação do projeto das Olimpíadas na Região da Barra e Recreio

Nenhum comentário:

Postar um comentário