SalaGeo

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Praias do Rio de Janeiro

O salageo começa a publicar hoje o resultado das pesquisas dos alunos da turma 3006 sobre as praias de nossa cidade . Partindo das praias localizadas mais a oeste da cidade ...
Restinga de Marambaia
A Restinga da Marambaia é uma das jóias ecológicas que a cidade do Rio possui, pois parte da sua extensão localiza-se no município do Rio de Janeiro. A mesma, está localizada na Zona Oeste do município, próxima a Barra de Guaratiba.

A restinga é um dos poucos locais da cidade, se não o único onde a vegetação toca o mar. É uma linda faixa de areia, com quase 43 quilômetros de extensão, que tem como seu ponto culminante uma ilha montanhosa. Possui cerca de 79km², que compreendem a restinga propriamente dita e o Morro ou Ilha da Marambaia. E chega a distar 18km do bordo continental.

Toda a extensão da Restinga da Marambaia é de propriedade da Marinha do Brasil, que a utiliza para manobras e experimentos. Devido ao acesso restrito, por ser uma área militar, esta é uma zona altamente preservada. Apesar das inúmeras manobras de tropas, a vegetação continua intacta.

Por falar em vegetação da restinga, como o nome mesmo já diz, possui uma vegetação de restinga, formada por árvores e arbustos de pequeno porte e rasteira. Segundo especialistas, há também, uma espécie de floresta praiana, que sobrevivem em um área parcialmente alagada e de solo extremamente fofo, já que a 30 centímetros de uma grossa camada de húmus tudo que se tem é areia.

A Restinga da Marambaia, é um santuário ecológico que apesar de preservado, sofre alguns problemas. Um deles é o lixo que chega as suas praias de águas limpas e areias brancas; trazidos pelas correntes marítimas.

Outra preocupação é com o problema da elevação do nível dos oceanos, que caso tendam a aumenta nos próximos anos, podem acabar com a fina faixa de areia de suas praias, abrindo assim, mais um canal de acesso entre a Baia de Sepetiba e o mar.

Há anos atrás a Marinha e os 150 moradores que habitam nas proximidades da Ilha da Marambaia, queimavam e enterravam todos os detritos produzidos por estes. Mas por sugestão de especialistas resolveu-se que todo o lixo produzido deveria ser coletado tanto entre os militares e moradores e levados ao continente, deixando assim, este paraíso ecológico ainda a salvo das intervenções do homem.
Tafarel Pereira turma: 3006

Praia de Sepetiba

Sepetiba é um bairro da zona oeste, cercado pelos bairros de Santa Cruz e Guaratiba, é banhado pela Baía de Sepetiba ao Sul.Possui uma área de 1.162,13 hectares e uma população de aproximadamente 40.000 habitantes.
O nome Sepetiba tem origem na "Língua tupi" (Tupi é uma língua indígena extinta, originária do povo tupinambá).Tem como grafia alternativa "Sipitiba" e como curruptela "çape-typa" ou " çape-tyua", com o significado de "Sítio dos Sapés".
* Curiosidades: a praia de Sepetiba serviam como porto colonial para a exportação de Pau- Brasila Europa.O principal acesso de entrada atual era por Sepetiba.
No século XIX, passou a ser frequentada no verão pela Família Real, que utilizava a propriedade para o lazer da elite, Como touradas, saraus e dança portuguesas.
A luz elétrica chega a Sepetiba em 1949, de lá para cá, Sepetiba se expande.
* Sepetiba na atualidade: é destaque no bairro as obras da prefeitura em covênio com o governo do estado que promete dotar a região de sistemas de saneamentos, notadamente esgotamento sanitário, com tratamento, permitindo a continuação e microdenagem.
O que NÃO aconteceu até hoje e atualmente as obras se encontram paradas e com o bairro ainda mais abandonado e descuidado.
Luana Ribeiro Turma:3006

Um comentário:

  1. poxa professora adorei saber sobre a restinga de marambaia. é uma ilha e eu nem sabia que existia.gostei de saber tambem qu é um lugar ecologico apesar de alguns problemas e nem fica tao longe.
    valeu professora
    Fernanda Lima T: 3003

    ResponderExcluir