SalaGeo

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Manguezais, especulação imobiliária e preservação ambiental / Ivo Medina

Agora o nosso geólogo fala de especulação imobiliária e preservação ambiental, imperdível ....

Pergunta :.É possível conciliar preservação das áreas de manguezais da região ( Barra da Tijuca) e especulação imobiliária?Janine Teixeira e Bruno Benneti

"Essa conciliação deveria ter começado há muito tempo junto com o começo da especulação imobiliária. Muitos problemas poderiam ter sido evitados se manguezais e margens de lagoas e rios não fossem ocupados. Grande parte dos solos e da drenagem da região já está contaminada por águas servidas, esgotos, lixo, materiais e substâncias tóxicas. Esses contaminantes infiltrados no solo, certamente já atingiram, em certos locais, a água subterrânea, além das águas superficiais – córregos riachos, rios, lagoas e até o mar.

As várzeas de rios e manguezais devem ficar livres de aterros e de edificações, pois fazem parte das bacias de acumulação indispensáveis ao equilíbrio ambiental, principalmente durante os períodos de chuvas e enchentes. A ocupação irregular ou a especulação imobiliária além de expor moradores aos efeitos das enchentes dificulta o desempenho de importantes funções ambientais físicas e biológicas dessas áreas."

Pergunta:Sendo o senhor um profissional bastante experiente e grande conhecedor das estruturas e dos terrenos de nossa cidade, que espaço ou forma de relevo, em especial, o senhor apontaria necessitar mais atenção, tanto por parte das autoridades como da população em geral, pois encontra-se mais ameaçado ou sofre maior agressão?Professora Cristina Ramos

"Os mangues, as margens de rios e lagoas, as encostas dos morros, as áreas preservadas como parques, reservas e outras de preservação ambiental protegidas por lei. São, em geral, áreas de grande fragilidade ambiental (geológica, geotécnica, biológica) sensíveis às modificações no seu entorno pelo uso e ocupação urbana. As condições geotécnicas desses terrenos limitam o uso desses solos que necessitam de processos de contenção, conservação e correção complexos, intensos e caros para garantir e prevenir a degradação das terras."

Nenhum comentário:

Postar um comentário