SalaGeo

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Praias da cidade do Rio de janeiro / turma 3006

Mais três praias pesquisadas . Continuando na sequência sul-Norte da cidade ...

Praia da Macumba Gisele Pains da Silva :3006

A Praia da Macumba fica entre a Praia do Recreio e a Prainha. É uma praia extensa e muito bonita, tem quiosques por toda orla e ciclovia.
Em maré baixa, um estreito caminho na areia se forma da praia até o pontal, permitindo que se chegue nele. A subida até o alto leva cerca de uma hora. O visual lá de cima vale o esforço da subida!!!
As suas ondas são famosas entre os cariocas, pois proporciona surf o ano inteiro.

Salageo :Obs:Gisele, você esqueceu de dizer que ela tem esse nome pois na década de 60/70 era local de oferendas em festas de camdomblés .

Aí também foi rodada uma famosa cena de um filme de produção americana , Feitiço do Rio (Blame It on Rio, 1984) com o galã da época Michael Cane onde misturava camconblé , paixão, sexo e até pasmem micos nos ombros "da mocinha" . Tudo de muito mal gosto o que levou este filme a receber muitas críticas negativas . Em 2002 um episódio dos Simpsons utiliza um título similar " Blame it on Liza " numa sátira mordaz á visita dos Simpsons à nossa cidade . Se você desejar conferir e só ir ao Youtube


São Conrado Anderson Souza 3006

A Praia de São Conrado já foi denominada Praia da Gávea, nome dado devido à Pedra da Gávea, que domina a região com seus 842 metros de altura e que teve o seu nome dado em virtude da pedra lembrar a gávea de um veleiro antigo, vista do mar. Durante muito tempo as terras da região pertenceram à família de Salvador Correia de Sá e Benavides, que foi Governador da Cidade e neto do primeiro Governador Salvador Correia de Sá. No local, no século XVII, a família já cultivava a cana de açúcar onde hoje está a Vila Riso. No século XIX boa parte das terras passou a pertencer ao Senador José Pedro Dias de Carvalho e mais tarde, foi adquirida por Antonio Ferreira Viana, Conselheiro de D. Pedro II.

Em 1912, o Professor Charles Armstrong, diretor de um Colégio que ficava na Chácara do Vidigal, construiu 1 Km de estrada, aproveitando o leito abandonado de uma antiga ferrovia, com o objetivo de facilitar o trajeto para a escola. No breve Governo de Delfim Moreira, em 1919, o Prefeito Paulo de Frontin alargou e prolongou o caminho que se transformou na Avenida Niemeyer em homenagem ao Comendador Conrado Jacob Niemeyer que doou as terras vizinhas à Prefeitura.

A Auto Estrada Lagoa-Barra foi aberta na década de 70, quando o acesso ao local foi facilitado e o Bairro ocupado. Em São Conrado fica o Gávea Golf, numa área adquirida em 1921, por herdeiros de Ferreira Viana, que eram admiradores do esporte. As feições atuais do bairro foram adquiridas recentemente, após a década de 70, quando ali começaram a ser construídos condomínios de luxo e hotéis famosos e o local passou a ser um dos mais nobres endereços da Cidade, mas paralelamente o Bairro abriga a maior favela do Rio de Janeiro, a Favela da Rocinha. Na Praça Pepê Lopes, ao final da Praia de São Conrado os praticantes de vôo de asa-delta aterrisam depois de atravessarem o espaço vindo da pista de lançamento, localizada no alto da Pedra Bonita, ao lado da Pedra da Gávea.

A foto que escolhi demostra um dos pontos melhores que é o mirante!



*Praia de Ipanema Anderson Nobrega 3006

O nome Ipanema significa "água ruim, rio sem peixes" em tupi-guarani e o nome faz referência a uma região em Sorocaba (interior do estado de São Paulo),onde José Antônio Moreira, feito barão de Ipanema em 1847 (e conde em 1868),tinha uma metalúrgica. Nessa mesma região, havia a Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema.
A partir dos anos 1990, passou a ser freqüentado pela comunidade homossexual de todo o Rio de Janeiro e Atualmente, conta com diversas atrações que buscam cativar este público, tanto na Praia de Ipanema quanto no bairro, como por exemplo na rua Farme de Amoedo.Os visitantes da praia de Ipanema devem ter cuidado na hora de mergulhar, pois há correntezas fortes. O Arpoador, uma das pontas de Ipanema, é um paraíso do surfe. O Posto 9 é considerado um dos melhores pontos da praia carioca, frequentado por celebridades e pelos jovens. Um hábito bastante comum é aplaudir o por do sol, um costume lançado no verão de 68/69, quando o jornalista Carlos Leonam, inconformado com a beleza, começou a aplaudir, sendo logo em seguida acompanhado pela roda de amigos, que contava com a presença de Gláuber Rocha, João Saldanha, Jô Soares, entre outros e Esse costume de aplaudir o pôr-do-sol foi consagrado pelo publicitário Roberto Duailibi, numa propaganda para televisão de protetor solar.

Um comentário: