SalaGeo

sexta-feira, 16 de julho de 2010

O trabalho de Geólogo pelo geólogo Ivo Medina

Gostaríamos que o senhor nos falasse um pouco sobre a profissão de geólogo e de sua importância para a sociedade. Afinal quando se pergunta a um aluno no que deseja se formar , raramente se ouve a resposta geólogo.Hellen Barbosa Teixeira

" O conhecimento geológico está praticamente ausente na educação básica do Brasil. É raro existir como disciplina no ensino médio e fundamental brasileiro. A participação da geologia na educação brasileira ainda é muito limitada. Além disso, a divulgação dessa geociência na sociedade ainda está engatinhando. Na verdade, são poucos os geólogos interessados na divulgação de seus trabalhos e quando o fazem são restritos ao meio científico e acadêmico. Museus e exposições com temas geológicos são restritos. O Museu de Ciência da Terra, na Urca, é um dos poucos no Rio, e sua divulgação é mais ou menos recente.

Daí, a raridade de um aluno querer se formar em geologia, o que de certa forma explica a baixa relação entre candidato e vaga nos exames de vestibular para cursos de geologia.

O Brasil possui atualmente, alguns projetos de divulgação relacionados ao geoturismo – que pode ser definido como turismo ecológico com informações e curiosidades sobre atrativos geológicos (paisagens, monumentos naturais, cavernas, cachoeiras, etc). Dentre eles destaca-se o Projeto Caminhos Geológicos de iniciativa pioneira do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM – RJ) com o objetivo de divulgar o conhecimento geológico do estado por meio de painéis ou placas explicativas sobre a evolução geológica do local visitado. Já são mais de 70 painéis distribuídos em cerca de 25 municípios do Rio de Janeiro. Outros exemplos existem no Paraná, na Bahia (CPRM em parceria com a Petrobrás), Rio Grande do Norte.

A profissão do geólogo é muito importante na sociedade porque a inserção da geologia, tanto nas políticas públicas governamentais quanto na iniciativa privada contribui como melhoria da qualidade de vida das pessoas. O conhecimento geológico dos terrenos é fundamental para o aproveitamento de bens minerais metálicos e não metálicos para a indústria, agricultura, obras de engenharia; para o aproveitamento da água subterrânea através de estudos hidrogeológicos que permite conhecer a disponibilidade de água potável; na prevenção de desastres naturais ou induzidos pelo homem, incluindo riscos de deslizamentos nas encostas, e também, no conhecimento da fragilidade das áreas costeiras e fluviais; nas mudanças climáticas; no fornecimento de energia tradicional (hidrelétricas, energia nuclear, combustíveis fósseis como petróleo, carvão, gás natural) e alternativa; e no desenvolvimento do geoturismo e geoconservação do patrimônio geológico e paleontológico, que permite aos turistas conhecer e entender a geologia e a geomorfologia de um sítio geológico, além de estimular a sua conservação.

Outra área de atuação importante é a geologia ambiental que começa a ocupar um espaço importantíssimo na atuação profissional do geólogo e ter um papel significativo no mercado de trabalho. A geologia ambiental é o estudo da geologia aplicada ao meio ambiente, buscando investigar os problemas geológicos decorrentes da relação entre o homem e a superfície terrestre. Ela interage com a geografia, a biologia, a geomorfologia, a agronomia, a química, a medicina, dentre outras para definir as relações entre diversos meios que integram a paisagem. O estudo geoambiental é empregado como instrumento de gestão ambiental de empreendimentos como minerações, hidrelétricas, túneis, estradas, indústrias, aterros sanitários, planos diretores, oleodutos, gasodutos, linhas de transmissão e loteamentos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário