SalaGeo

terça-feira, 17 de maio de 2011

Genocídio indígena no Brasil

Isto é para as turmas de terceiras séries !!!
Calcula-se que na época da chegada dos primeiros portugueses no nosso país, a população indígena contava entre 3 e 5 milhões de habitantes. Hoje segundo o IBGE ela não ultrapassa 400 mil . Como você explica este fato?

Vejam o que Demétrio Magnoli fala sobre Genocídio e Etnocídio em seu livro Geografia para o ensino médio, editora Saraiva , volume 2 /1ª edição 2010

“No momento da conquista européia, milhões de indígenas habitavam as terras que viriam fazer parte da América portuguesa. Não há estatísticas sobre a população indígena original, e as estimativas variam de 1 a 10 milhões de habitantes. ...Um genocídio em câmara lenta acompanhou a colonização portuguesa e prosseguiu nos séculos XIX e XX no Brasil independente”

O extermínio atingiu primeiro os Tupis, que habitavam o litoral. No século XVII, chega aos sertões nordestinos, ao vale do São Francisco e as reduções jesuíticas do Sul e Sudeste do país. Nos séculos seguintes chegaria as terras do Brasil central. A intensificação do extermínio caminhava junto ao avanço da colonização e o desenvolvimento de atividades econômicas cada vez mais longínquas do litoral.

“Os indígenas conheceram o extermínio físico e cultural. Com exceção marcante Amazônia , a localização dos grupos indígenas atuais evidencia as migrações forçadas que a conquista territorial impôs “.Demétrio Magnoli

Dos cerca de 400 mil indígenas contados pelo IBGE, a maioria perdeu sua língua original e fala apenas o português. Nas diversas aldeias remanescentes, hábitos e costumes dos ” homens brancos” vão aos poucos sendo incorporados substituindo elementos culturais nativos. A aculturação forçada ou não, é a que mais se apresenta. A cada ano milhares de índios transferem-se para as fazendas ou cidades das proximidades de suas aldeias rompendo os laços com suas culturas e tradições.

Os direitos dos índios começa com a criação do SPI ( serviço de proteção ao índio) em 1910. Em 1967 é a criada a Funai ( Fundação Nacional do Índio ) órgão responsável pela tutela e proteção e demarcação das terras dos índios . O estatuto do índio que define os indígenas como “relativamente incapazes ainda está em vigor apesar dos avanços alcançados na constituição de 1988 em relação aos direitos permanentes das sociedades indígenas .

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Tarefa extra de 1º bimestre

Atenção alunos das terceiras séries !!!
Se você está precisando de mais alguns pontos (máximo de 2) para fechar o bimestre entre nesta!!!!


Escolha um dos bairros da cidade do Rio de janeiro indicados no mapa abaixo, pesquise sobre sua origem, o porque de sua denominação e localização dentro da cidade por zona (Norte, Sul, Centro e Oeste). Acrescente ainda uma ou duas informações dentro das opções a seguir : um fato histórico de destaque ocorrido neste lugar ou um aspecto geográfico relevante ou qualquer outra informação que achar interessante . Monte um texto próprio de douze a quinze linhas aí nos comentários. Não esqueça de deixar nome completo e turma. Não serão aceitos textos de bairros repetidos , isto é , mais de um aluno falando do mesmo bairro, portanto você deverá ler as postagens anteriores( dos colegas) antes de publicar o seu.
Prazo máximo de postagem 21/5 clique na imagem para ampliá-la e escolher seu bairro de pesquisa

Bairros que não poderão ser escolhidos pois já possuem pesquisas feitas :
Urca / Vila valqueire/Madureira/Vidigal/Senador Camará//Rocha Miranda /jacarepaguá/Recreio dos Bandeirantes/Gávea/Bangu/Centro/Complexo do alemão/Marechal Hermes/Penha/Inhaúma/Bento Ribeiro/Recreio dos Bandeirantes/Rocinha /Tijuca/Jardim Botânico/Cidade de Deus/Tanque/São Conrado/Deodoro/Santa Cruz/Engenho de Dentro

Para ajudar na pesquisa do nome dos bairros sugiro entrar em:
http://diariodorio.com/nome-dos-bairros-do-rio-de-janeiro/

domingo, 15 de maio de 2011

PIB ou Produto Interno Bruto

Atenção alunos das segundas séries !!! Tire uma copia deste material e leva para aula desta semana ( 10 a 12/5)
PIB = Produto interno bruto. Corresponde a soma das riquezas produzid
as em um local (município, estado, país) durante um ano e geralmente calculadas em dólares. Essas riquezas são produzidas em diferentes atividades econômicas grupadas em três setores a saber : Primário ( produção de matéria prima) Secundário ( transformação) e Terciário (circulação de riquezas e prestação de serviços).
São exemplos de atividades do setor Primário- Agropecuária e extrativismo ; do Secundário - Indústria , construção civil e extração mineral utilizando tecnologia e do Terciário- Comércio, transporte, comunicação e serviços em geral como saúde, educação, bancos e financeiras e outros tantos mais. As atividades do setor primário estão concentradas no espaço rural enquanto as atividades dos setores secundários e terciários estão concentradas nas cidades, isto é, nos espaços urbanos.
Veja a seguir a lista dos dez maiores PIBs mundiais de 2010 comparados com suas posições em 1980 e o crescimento dos Pibs em relação aos anos de 209 e 2010
Agora analise o crescimento do PIb de alguns paises em 2010
OBS: O valor do PIb é um índice econômico que isoladamente não avalia o grau de desenvolvimento do país .

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Cine SalaGeo


A boa dessa sexta é um filme com muita pipoca e refrigerante, e quem sabe uns... doces também. E aqui no Cine SalaGeo, você fica sabendo qual é a melhor pro fim de semana. Uma boa pedida nos cinemas é o filme nacional As Mães de Chico Xavier, confira a sinopse aqui em baixo.

As Mães de Chico Xavier, Na direção de Glauber Filho e Halder Gomes: O filme conta a história de três mulheres que enfrentam problemas na vida pessoal. Ruth (Via Negromonte) que tem problemas com seu filho usuário de drogas. Elisa (Vanessa Garbelli) que tenta compensar a falta do marido dando toda a atenção ao filho. Lara (Tainá Muller) é uma professora, que enfrenta uma gravidez indesejada. As três mães se encontram quando cada uma decide procurar a ajuda de Chico Xavier. 12 Anos.

Filme estrangeiro filmado em solo nacional e repleto de ação também é uma boa.

Velozes e Furiosos 5, Na direção de Justin Lin: Dom (Vin Diesel) e Brian (Paul Walker) firmaram uma parceria que os obrigou a fugir da polícia constantemente. Escondidos no Rio de Janeiro, eles têm mais uma missão a ser cumprida e, então, ganhar a desejada liberdade. No entando, nada disso segura a sede de sangue de um empresário corrupto, que deseja vê-los mortos. Nessa luta contra o empresário e em busca de suas liberdades, a dupla enfrenta o competente agente federal Lucas Hobbs (Dwayne Johnson), que está à caça de Dom e Brian com uma única arma: seu instinto, já que está cada vez mais difícil distinguir mocinhos e vilões. 14 Anos.

Se você é mais de terror, um filme que vai te conquistar com o suspense e os mistérios é a seqüência Pânico 4.

Pânico 4, Na direção de Wes Craven: Dez anos se passaram e Sidney Prescott é agora uma reconhecida autora de livros de auto-ajuda. Na última viagem de divulgação de seu livro, Sidney volta a Woodsboro. Lá ela retoma contato com o xerife Dewey e Gale, agora casados. O problema é que a volta da moça traz novamente Ghostface (voz original de Roger L. Jackson). 14 Anos.

Ainda no cinema:

A Garota da Capa Vermelha. 14 Anos.

Água Para Elefantes. 14 Anos.

Sexo sem compromisso. 14 Anos.

Eu Sou o Numero 4. 10 Anos.

Na locadora:

Perfume – Terror

Velozes e Furiosos 1, 2, 3 e 4 – Ação

Pânico 1, 2, 3 e 4 – Terror

Marley e Eu – Comédia

terça-feira, 10 de maio de 2011

Classificação de países segundo grau de desenvolvimento

Atenção alunos das segundas series!!!! Turmas 2001,2002,2003,2004,2005,2006 e 2007

Este resumo é parte do conteúdo conceitual do bimestre . Leia com atenção, busque o roteiro de estudo (exercícios 2ª serie) e responda as questões discursivas em seu caderno se preparando para o teste da primeira semana de junho (7, 8 ou 9/6) sobre o assunto.

São considerados Países Desenvolvidos aqueles cujas populações apresentam boa qualidade de vida ou seja : bom nível de renda e bem-estar material; bom nível educacional; maior igualdade de oportunidades; melhores níveis de alimentação; maior resistência às doenças e elevado nível de consumo por parte da população.

São países que apresentam alto grau de industrialização e são também conhecidos como países de industrialização clássica . A Inglaterra foi o pioneiro no processo de industrialização ainda no século XVIII, seguiram-se a este, logo no início do século seguinte, Alemanha, Bélgica, Holanda e França. Em meados do século XIX os E.U.A já apresentava um bom grau de industrialização e o Japão ao longo da Era Meiji ( 1868 a 1912) moderniza sua economia e também ingressa no processo de Industrialização. Como conseqüência do processo de desenvolvimento industrial a Inglaterra, impõe ao mundo uma política econômica Liberalista extinguindo de vez o pacto colonial mercantilista do século XVI e XVII.

A maioria dos países hoje considerados desenvolvidos , foram Metrópoles imperialistas entre os séculos XVI e XIX ou Colônias de Povoamento. Os países mais desenvolvidos localizam-se em geral na Europa Ocidental, nas Américas: Estados Unidos, Canadá na Ásia: Japão e na Oceania: Austrália e Nova Zelândia.

Paises Subdesenvolvidos – Ao contrário do grupo anterior, as populações dos países subdesenvolvidos apresentam precárias condições de vida com deficiências graves nas áreas de educação e saúde e renda familiar muito baixa . Em sua maioria foram Colônias de Exploração e apresentam muito baixo grau de industrialização.Localizam-se em geral na Ásia, América Latina e África, principalmente a Subsaariana

Países Emergentes _ Conhecidos anteriormente como NICs, são países que cresceram economicamente em ritmo bastante acelerado nas últimas décadas e suas populações estão emergindo de um estágio de subdesenvolvimento em direção ao boas condições sócio-econômicas. São países, como o Brasil, chamados de países de Industrialização Tardia e podem estar localizados tanto no continente Africano como na Ásia ou na América Latina . Este grupo, também chamado de paises em desenvolvimento, é bastante heterogêneo entre si e apresenta como subgrupos de destaque os Tigres Asiáticos e os BRICS

Exercício /Desenvolvimento x Subdesenvolvimento

Para turmas de segundas séries!!!

Roteiro de estudo para o teste de Junho (6, 7 ou 8/6)

1) Que outros termos além de paises desenvolvidos , os livros especializados utilizam ou utilizaram recentemente para designar este grupo de paises ?

2) Que outros termos além de paises Subdesenvolvidos , os livros especializados utilizam ou utilizaram recentemente para designar este grupo de paises?

3) Exemplifique e explique o que são países de Industrialização Clássica

4) Indique exemplos e explique com suas palavras o que foram as Metrópoles Imperialistas dos Séculos XVI ao XIX

5) Explique a diferença entre colônia de Povoamento e colônia de Exploração

6) Cite exemplos de país subdesenvolvidos localizados na África, Ásia e América Latina

7) Pesquise Adam Smith e a política Liberalista do século XVIII ( monte um texto resumo, máximo 5 linhas, com as idéias principais )

8) De o significado e caracterize sócio-economicamente os países da África Subsaariana

9) Cite e caracterize os Tigres Asiáticos

10) Quem são e como surgiu o termo BRICS

11) O que são e o que significa NICs ?

12) Pesquise ( pág 145 livro adotado ou na rede ) e complete o quadro a seguir;


Primeira Revolução Industrial

Segunda Revolução Industrial

Terceira Revolução Industrial

Localize no tempo




Principal fonte de energia




Meios de transportes utilizados




Principais tipos de indústrias




País hegemônico

(domina economicamente o mundo)




Outras características




quinta-feira, 5 de maio de 2011

Cine SalaGeo Especial: RIO



Olá leitores!
Essa semana, além das nossas postagens normais, estamos trazendo também, um especial sobre o filme Rio. Esta postagem será um espaço reservado a um 'fórum' da turma 3001 sobre o filme. Esse 'fórum' será válido até o dia 15/5 e valerá pontos para o segundo bimestre. O objetivo aqui, é soltar a imaginação e cada aluno realizar um comentário crítico sobre o filme, dizendo também, se discorda ou concorda com o comentário anterior. No final, eu, Tiago, farei um resumo sobre tudo que os meus colegas de classe disseram, e darei minha opnião sobre o filme.
--------------> Que começem as postagens! <--------------

um pequeno trailer para incentivar o debate