SalaGeo

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Consumismo

Enquanto aguardamos o início das aulas curtam este trabalho dos meninos da turma 2005 . Este vídeo foi produzido dentro do Projeto Consciênciana Arte de Consumir desenvolvido este ano no nosso colégio. Então, liguem o som e curtam...

Parabéns Patrick, Liniker e Roberto !

16 comentários:

  1. O consumismo será que para nós se torna uma necessecidade ou uma vontade de apelo ao gasto?..E as propagandas nos informam ou iludem ?.. São esses tipos de perguntas que não nos fazemos na hora do consumo ,mau sabemos as concequências que podem causas consumo em quantidade,para muitas pessoas é incrível mas consumir é um exercício de liberdade. O consumo sustentável é a possibilidade de escolher o que vamos consumir e o que a indústria produz , levando em conta também o impacto ambiental aquele produto ou serviço originou desde a retirada da matéria prima da natureza para a produção até que ele irá causar durante o seu uso ou após descarte, as embalagens de produtos fazem conseqüências horríveis com a natureza pois existe embalagens que dura milhões de anos até se degradar , o mundo depende de nós para cuidarmos e os nossos filhos acho que não queremos que eles conheçam a poluição .Na minha opinião o ideal é que os produtos sejam desenvolvidos a parti de projetos que já levem em consideração a variável ambiental e que sejam projetados gerando o menor impacto possível , por exemplo ; de fácil desmontagem e utilizando matérias que facilitem a reciclagem , não utilizando matérias tóxicos na sua produção .
    Numa das apresentações do vídeo á a seguinte pergunta “VOCê É O QUE CONSOME?”
    Eu acho que os seres humanos consome produtos do minuto em que acordam até o momento de dormi. Somos conduzidos a todo minuto pelas propagandas , e siim somos consumidores e principalmente o que consumimos .


    Nome : Ana Caroline behren Turma : 2005

    ResponderExcluir
  2. Enfim , eu não aguentei ver o video todo porque chega a ser enjuativo ,
    gostei bastante mais é muito repetitivo a atuação do Roberto , hahaha , hum...
    O Consumismo é quando uma pessoa consome coisas(produtos , serviços , etc..) muitas vezes, sem consciência,
    não é culpa das pessoas , talvez de ninguem , pelo meu ponto de vista os empresarios fazem isso para ganhar o deles , eles não obrigam ninguem a comprar , eles só facilitam demais as coisas e acabam atraindo pessoas para o consumo excessivo. Consumir não é errado , nem consumir muito é errado(na minha parte) , o meio ambiente é prejudicado sim, matéria prima pega e sem reposição acaba pertubando a cabeça dos estudiosos nessas aréas que se preocupam muito com o meio ambiente , penso eu que com alguma presão do governo contra essas emprestas à como melhorar sim o jeito de consumir sem prejudicar o meio ambiente.
    No video pergunta se somos oque consumimos.
    Estamos sempre consumindo algo , seja energia , produtos ou serviços , somos sim , infelizmente ou felizmente , não sei dizer ao certo.

    ResponderExcluir
  3. Consumismo é consumir produtos e serviços sem consciência,que é induzido por empresas por meio da propaganda através dos meios de comunicação,sendo assim uma cultura industrial que exercem domínio na atual sociedade sobre as pessoas.
    Sendo na maioria das vezes um consumo desnecessário por coisas superfluas.

    Isabella t:3003 n:16

    ResponderExcluir
  4. O Consumismo, é o ato de comprar coisas ou serviços sem necessidade.
    Tem origens
    emocionais,sociais,financeiras e também piscológicas,juntas levam as pessoas a gastarem o que podem eo que não podem,a falta de recursos finaceiros, a baixa auto estima,a pertubação emocional e etc.A diferença entre consumo eo consumismo é que no consumo as pessoas compram somente aquilo que é necessário para sobreviver,No Consumismo a pessoa gasta tudo aquilo que tem em produtos que muitas vezes não é o melhor para ela,é o que ela tem curiosidade de experimentar eo apelo dos produtos de marca.

    Nome:Tiago dos Santos Moraes
    Turma:2005
    N°:41

    ResponderExcluir
  5. O que nós queremos mostrar é que o consumo não se restringe a família,mas sim à adiministração bública.A administração bública consome bens e serviços nacessarios à sua atividade,cujos valores são regulamente inferiores aos consumo privado,pq algumas pessoas consomem pensando que ira fazer bem ou ira mudar alguma coisa.........rsrsrsrsrs..........até parece.

    ResponderExcluir
  6. O que queremos mostrar no video é o que o consumo exagerado faz com as pessoas e com os empresários que tendem a atender as necessidades dos consumidores!
    São vários e vários tipos de produtos que podemos escolher e que encontramos nos estabelecimentos mais proximos de nossas casas! O consumo é tudo aquilo que sentimos necessidade de comprar e também o que nos faz se sentir bem! O consumismo e o ato que tais consumidores tendem a consumir mais do que eles precisem.
    Em relação à pergunta no final do video - "Você é o que você consome?" - Acredito que sim, pois tudo que fazemos hoje em dia é consumir, seja desde de quando você acorda até a hora em que você vai dormir, como o Claudio disse.


    Liniker L. Lopes
    Turma: 2005
    N°: 26

    Qualquer dúvida sobre o video, só comentar!

    ResponderExcluir
  7. O consumismo nada mais é do que consumir produtos ou serviços, muitas vezes, sem consciência.É um ato político tão forte quanto o voto.Simplificando o pensamento, seria a mesma coisa que ao comprar um produto, apoiamos a maneira como ele foi feito, o que pode incluir poluição e trabalho escravo.Vai da conciencia de cada cidadão , por exemplo, eu mesma não compraria uma camiseta com os dizeres "Eu destruo a natureza" ou "Danem-se as pessoas". Bom o filme relate muito o mundo da desigualdade. Pois do mesmo jeito que tem pessoa que tem condições de comprar uma blusa sem saber de onde ela vem , como foi feita, o trabalho que foi usado nela , existem as pessoas que são as mais responsáveis por ela ser feita, os trabalhadores.E estas não tem condições de usar essa blusa. Turma 2005.

    ResponderExcluir
  8. nossa gostei muito desse video, é muito interessante, mais é assim que a maioria da pessoas penssam que pena,então, será que você só consome o que precisa? pense nisso ,pois nem tudo que você acha que precisa você pode consumir!!

    suelen sanches
    turma 2005
    n°38

    ResponderExcluir
  9. Achei o vídeo muito criativo, ele realmente demonstra o que está se passando não só no nosso país, mas no mundo todo referente ao consumismo. O vídeo inteiro é interessante, mas só entende quem presta bastante atenção, é isso que ele exige. Na verdade o consumismo é o consumo exagerado de qualquer produto, um gasto sem necessidade e muita gente pensa que não faz mal, afinal só está comprando. As pessoas precisam se conscientizar.
    Yasmin da S. Cunha
    Turma: 2005
    Número:44

    ResponderExcluir
  10. Como ja dito em cima, o video não fala só do Brasil, mas do consumismo do mundo todo. Achei muito interessante, bem criativo, porém acho que ficou muito cansativo poderia ser menor. Achei que a musica ficou muito interessante porque tem muito haver com o video, como diz a musica ''bring me to life ( me traga para vida )'', pode se associar com o que o video quer dizer.
    Muitas pessoas consomem exageradamente um produto e acaba virando um consumismo, de qualquer maneira é um gasto sem ter necessidade que muitos não pensam que isso possa ser um gasto sem necessidade. Mas enfim, como a minha amiga disse ali em cima, As pessoas precisam se conscientizar um pouco mais, e entender o que fazem .

    Eduardo F.
    Turma: 2005
    Número: 46

    ResponderExcluir
  11. gostei muinto do video ele expressa bem o extresse ea depressao dos grandes empresarios .sobre a consciencia com o consumo em axagero ..

    Nome daniel moura
    n: 15
    t:2005

    ResponderExcluir
  12. Esse vídeo é muito interessante pois tenta demonstrar para as pessoas que o consumo é uma coisa que precisa ser controlado, com problemas financeiros uma pessoa pode entra em depressão, ficar com extress alterado ou até mesmo ter uma ataque cardíaco.
    O exesso de consumismo acaba gerando danos no nosso dia a dia, Por isso todos nós deveriamos por a mão na consciêcia e fazer algumas perguntas simples antes de compra algo novo sem necessidade "eu preciso realmente disso ?" ou "será que eu sou o que consumo?".
    Se cada um fizesse a sua parte em preservar o mundo independente da sua forma, eu garanto que ele poderia estar melhor, Então antes de comprar uma coisa desnecessária pense se isso realmente irá mudar a sua vida ou o mundo em que vive.

    Nome: Raquel De Oliveira
    N: 35 Turma: 2005

    ResponderExcluir
  13. Consumismo, todos nos somos consumidores. O Ideal seria consumir de maneira consciente, não comprando mais do que o necessario, mas estamos no sistema de governo capitalista onde as empresas e marcas focalizam-se na ideia de que vc tem que ter aquele determinado produto ou vc não estará incluindo na sociedade. Essa ideia de exclusão atingi as pessoas de tal forma que algumas chegam a consumir 10 vezes mais seu proprio poder de compra, como forma de mostra que ela tbm esta inclusa na sociedade, so que essa sensação de satisfação por ter conseguido adquirir determinado produto ou qualquer outra forma de consumo, vem o arrependimento por ter comprado algo que muitas vezes é fultil e sem serventia sem falar na divida. Ou seja consumir para se sentir "alguem importante" é a forma mais direta de mostra sua ignorancia e é por essa ignorancia coletiva que multinacionais faturam cada vez mais. Trabalhando na ideia de:"Eu tenho, vc tem que ter".

    Nome:Clelvis FArias da Silva
    N:13
    Turma:2005

    ResponderExcluir
  14. Poxa amei o vídeo,muito criativo e interessante,mostra realmente tudo o que o consumismo faz,mostra suas vantagens e desvantagens.
    A cada dia que passa consumimos mais e mais,isso também ocorre por causa do aumento dos números de propagandas feitas,o que nos atrai mais ainda a comprar.
    Somos tudo aquilo que consumimos pelo fato de sermos uma propaganda ambulante!

    NOME: LAÍS DOS SANTOS

    TURMA:2005 N° 25

    ResponderExcluir
  15. Com esse vídeo podemos levantar várias hipóteses o mundo cheio de problemas coisas que não queremos aceitar e também promover soluções óbvias para diminuir a retirada de matérias-primas da natureza e começar a usar os recicláveis.
    A cada dia que passa mais e mais pessoas vão deixando os objetos velhos para trás para aderir as novas opções!

    Nome: Lucas S. Cavalcante
    N° 28 Turma: 2005

    ResponderExcluir
  16. O vídeo elaborado por nossos amigos nos mostra a realidade do mundo atual,onde a "onda" do momento é o consumismo.Para atender as nossas necessidades todos precisamos CONSUMIR,pois vivemos do consumo e é ele move o mundo.O problema é que muitas pessoas não tem consciencia do que consomem e do impacto que o consumismo desenfreado causa ao meio ambiente.
    Não podemos deixar de consumir,só precisamos reconhecer se realmente precisamos possuir tal objeto naquele momento,pois muitas vezes somos induzidos a comprar algo por uma propaganda bem atrativa ,então vamos pensar antes de comprar algum produto porque o que mais tem por ai é propaganda!!


    Nome:Aline da Rocha
    Nº:02 Turma:2005

    ResponderExcluir