SalaGeo

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Férias Rolando e mesmo assim aqui estamos, iniciando + uma coluna sobre o que rola no mundo do vestibular!
Enem, sem duvida ainda se tem muita duvida girando em torno da nova prova, nova forma de elaboração da prova... sabendo disso hoje estamos trazendo
um
simulado Online, e algumas dicas, Fiquem Ligados!

No Enem 2009, português cobrará "gramática aplicada", dizem professores

O que será cobrado de língua portuguesa dentro da
divisão de "linguagens, códigos e suas tecnologias" no Enem 2009? Segundo os professores consultados pelo UOL Vestibular, o novo exame abordará o assunto da
mesma maneira que os grandes vestibulares, como o da Fuvest e o da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas): as questões pedem que o estudante saiba aplicar a gramática em situações concretas.

"A gramática é o meio e não um fim em si mesma", diz o professor Marcos Rodrigues Sagatio, do colégio Rio Branco, em São Paulo.


No Enem, o que é cobrado do jovem que sai do ensino médio não são nomenclaturas gramaticais, mas a capacidade de ler e entender o que é pedido. Para Sagatio, o
simulado divulgado pelo MEC (Ministério da Educação) não mostrou nenhuma novidade em relação a anos anteriores e só confirmou essa tendência.

"A prova pede que o estudante tenha capacidade analítica; ele tem que perceber a relação que existe entre as diversas variedades de texto apresentadas, tem que entender as diferentes visões de mundo que elas veiculam e tem que ter senso crítico para perceber isso e não se deixar influenciar facilmente", diz o professor.

Esse jeito de cobrar os conhecimentos de português, de acordo com o Sagatio, já se reflete no ensino médio: "antes você trabalhava com a palavra 'solta'; agora, o aluno analisa a palavra a partir do texto em que ela está inserida. Por isso, quem só estudar gramática vai acabar se frustrando porque o Enem não vai cobrar nomes", explica.

O professor lista cinco pontos importantes cobrados no Enem:

  • Coesão textual: dentro de um texto pode ser pedido conhecimentos de análise sintática, uso dos conectivos, uso de pronomes relativos e de períodos compostos;
  • variação linguística: o estudante deve ter a percepção de que a língua não é homogênea e que a norma culta é só uma referência; ele deve saber identificar as diferentes formas de falar e saber por que ocorrem;
  • gêneros textuais: o aluno deve saber quais são os mecanismos gramaticais que predominam em cada tipo de texto, como o jornalísitico, o poético etc.
  • uso de tempos e modos verbais: conhecimento essencial para interpretação de textos no Enem;
  • figuras de linguagem: são recursos fundamentais da língua, o estudante deve perceber os efeitos de sentido de uma metáfora, de uma ironia etc.


  • http://vestibular.uol.com.br/simulado/enem-2009/

    Fonte: Uol vestibular


    Terminamos por aqui pessoal, até a próxima semana com + uma edição do Dicas de vestibular!
    Abço

    Um comentário:

    1. Essas postagens sobre o Enem 2009, é ótima,pq assim vai deixando a gent ciente do que vai caiir e é ate melhor que assim estudamos com mais precisão no assunto!

      Lorraine Vinhático T:3005

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