SalaGeo

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Enquanto a neve não cai.... em Bento Gonçalves

Enquanto não voltam as aulas , a última reprise do Mochilão....
Estamos n a capital nacional do vinho. Vir a Bento Gonçalves e não conhecer as vinícolas é como ir a Roma e não ver o Papa . As vinícolas se espalham por toda cidade e seus arredores . A atividade chamada de enoturismo vai nos levar ao Vale dos Vinhedos, uma área recortada por estradinhas, emoldurada por colinas e muitas uvas, onde fica a maioria das fábricas. Em muitas casas, há visitas guiadas por enólogos que começam nos parreirais e terminam com degustações, passando por criptas e corredores tomados por tonéis de carvalho.

Depois de experimentar os tintos, os brancos e os espumantes, é hora de conhecer Caminhos de Pedra, uma vila salpicada de construções em madeira e pedra que abrigam casas de massas, de teares, de erva-mate , de conservas, doces, iogurtes, vinhos artesanais , produtos à base de leite de ovelha , queijos e salames produzidos na região. Não se preocupem com as calorias extras - elas podem ser queimadas durante as atividades radicais praticadas no Vale do Rio das Antas, como trekking e rafting. (Diversos esportes de aventura são praticados no rio das Antas e seu entorno. Como pano de fundo das atividades, belezas naturais e arquitetônicas como mata nativa, cânions, cascatas e imensas pontes como a de Ferro e a dos Arcos)
Em seguida, vamos pegar a Maria-Fumaça que leva ao município vizinho de Garibaldi? . No embarque tem degustação de queijos e bebidas. Ao longo do trajeto de 23 km de uma hora e meia, os vagões são animados por grupos folclóricos que percorrem os vagões cantando e dançando músicas típicas. A recepção no destino é feita com mais tarantela e regada a espumante
Bem e depois disto tudo ? É voltar para a pousada , tomar um bom banho, vestir uma roupa bem quentinha , ficar em frente a lareira e ..... tomar mais um cálice de vinho para ajudar a dormir e descansar para a viagem de volta de amanhã .
Será que vamos conseguir ver a neve ?? Os termômetros já estão abaixo de 5 graus . Vamos ficar na torcida !
Você conhece as palavras grifadas em vermelho??
Se você sabe , deixe o significado de cada uma delas aí nos comentários ....

Um comentário:

  1. enotrismo é o um roteiro turistico que mostra a produção do vinho desde o cultivo nos parreirais até a degustação já nas adegas.

    enólogo é a pessoa especializada e conhecedora de vinhos .
    tarantela é uma música típica popular italiana

    ResponderExcluir