SalaGeo

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Cecília Meireles

Essa semana irei postar uma coluna sobre uma poetisa de nossa literatura portuguesa, excelente : CECÍLIA MEIRELES
Poetisa brasileira, nasceu no Rio de Janeiro em 7 de janeiro de 1901. Em 1910, concluiu o curso primário e, sete anos depois diplomou-se professora primária e passou a desenvolver intensa atividade como educadora. Estudou também línguas, canto, violino. Aos dezoitos anos lançou o livro de poemas Espectros, pelo qual recebeu elogios da crítica especializada. Em 1934 organizou a primeira biblioteca infantil do país. Em 1935 foi nomeada professora de Literatura Luso-brasileira e, depois, de Técnica e Crítica Literária na Universidade do então Distrito Federal.






Um dos poemas mais conhecidos dessa fantástica poetisa é : "PUS O MEU SONHO NUM NAVIO' , Vejamos então...
Pus o meu sonho num navio
e o navio em cima do mar;
depois abri o mar com as mãos,
para o meu sonho naufragar.
Minhas mãos ainda estão molhadas
do azul das ondas entreabertas,
e a cor que escorre dos meus dedos
colore as areias desertas

O vento vem vindo de longe,
a noite se curva de frio;
debaixo da água vai morrendo
meu sonho dentro de um navio...

Chorarei quanto for preciso,
para fazer com que o mar cresça,
e o meu navio chegue ao fundo
e o meu sonho desapareça.

Depois, tudo estará perfeito:
praia lisa, águas ordenadas,
meus olhos secos como pedras
e as minhas duas mãos quebradas.
(Cecília Meireles)

A indicação de um livro da poetisa é : FLOR DE POEMAS
Espero que tenham gostado , um abraço
Marcos Heloy

2 comentários:

  1. Parabéns Marcos pela escolha .
    Esta geração não pode passar sem conhecer seu trabalho!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu como uma "boa aluna", rsrs.. tenho que dizer um pouco do que aprendii.
    Bom eu sei que Cecilia Meireles era uma escritora da 2° fase do Modernismo e que fazia parte das Poesias e não da Prosa..e junto com ela Carlos Drummomnd de Andrade, Jorge Lima e Vinicius de Moraes...

    Juliene Raquel
    Turma:3005
    N°15

    ResponderExcluir