SalaGeo

sexta-feira, 12 de junho de 2009

SalaGeoLiterária

O SalaGeo a partir de hoje, e sempre as sextas -feiras, tem a honra de apresentar a coluna salageoLiterária . Com a palavra do aluno Marcos Heroy da turma 2006 que assina esta coluna com o objetivo de mostrar a todas as pessoas que visitam este espaço um pouco de literatura brasileira.

Olá pessoal ,para quem não conhece ainda apresento a vida de um dos poetas mais importantes e consagrados de nossa literatura:Carlos Drummond de Andrade foi um poeta brasileiro (1902 - 1987), também cronista, contista e tradutor. Entre suas obras de maior destaque, Alguma poesia, Sentimento do mundo e A rosa do povo.

O livro indicado desta semana é " A rosa do povo "



Foi escrito entre os anos de 1943 e 1945. É o mais longo de seus livros de poemas . O próprio título do poema já traz uma simbologia: uma rosa nasce para o povo, será a poesia para o coletivo? Para tentar saber, vale a pena ler o poema "A flor e a náusea".
Nessa época, o mundo vivia os horrores da segunda guerra mundial , e Drummond, que nunca fora alheio a questões ideológicas ou humanas, aos sofrimentos ou à dor na cidade ou no campo, escreveu nesse livro (ao lado de outros diversos temas) sua indignação e tristeza melancólica com o mundo, com a violência e com a necessidade de se ter uma ideologia.



Se você se interressou pelo assunto e gostaria de conhecer um pouco mais este nosso grande e ilustre poeta já falecido, entre no link a seguir:

14 comentários:

  1. Boa sorte na seção, Heloy!
    Inté!

    ResponderExcluir
  2. ain, adorei a coluna *-*
    já que sempre falta tempo para ler literatura, agora , só ao ler a coluna agente já se informa um pouco!

    =)

    Mariah 3005

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei essa coluna, pois eu sou do tipo que não gosta muito de ler e essa coluna serve pra e deixa um pouco por dentro da literatura, espero que tenha outras colunas como essa.

    Hélio Alan Turma:3005 Nº:08

    ResponderExcluir
  4. Espero que vcs continuem adorando mesmo essa coluna , irei ao decorrer do ano colocar todos os poetas e poetisas da literatura brasileira e sempre com uma indicação de livro sobre ele (a).
    Um abraço para vcs .

    Marcos Heloy turma : 2006

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei essa salageoliteraria, principalmente por estar falando de um dos nomes mais consagrados da literatura, ainda não li esse livro, mas adoro poesia e a maneira que os poetas falam sobre os diversos assuntos, vou procurar e ler :D

    ResponderExcluir
  6. Marcelle Alves da Silva nº27 Turma:3002

    Bom pena que não são todos os alunos que gostam de ler.. XD
    ME indentifiquei quando vi essa parte do Blog, pelo nome do Livro(Minha escola do primário ao ginásio, foi uma homenagem a Carlos Drummond se chama "Rosa do Povo"). A literatura enfim, e uma grande forma de espressar e de nos entender com nós mesmos, Carlos Drummond como um grande Nome da literatura Brasileira nos faz ver como uma poesia pode fazer a diferença em nós..

    ResponderExcluir
  7. com que todos gastassem mais seu tempo podendo lerrrr, todos deviam ter o habito de ler ao inves de sair fazendo qualquer coisa por ai, um livro é sempre um bom modo de fugir um pouco da realidade




    Fernanda Melo T:3007 nº: 07

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da iniciativa,acho que é um bom começo para o jovem introduzir a Literatura brasileira no seu cotidiano.Portanto, parabéns ao Marcos Heroy e que todos fiquem ligados no Sala Geo!!!
    Arine Dayane 3007 Nº01

    ResponderExcluir
  9. Poesia ... uma forma diferente do viver.

    graças a grandes nomes da poesia assim como C.Drummond o mundo gira em torno dela. ( a poesia ) se em cada momento, se em cada fase de sua vida você parar e procurar, com certeza existirá uma poesia que mais se indentifique com você, com o que esta acontecendo.

    Concordo plenamente com a Nanda Melo... "UM LIVRO É UM BOM MODO DE FUGIR DA REALIDADE" sim, as vezes devemos viajar no mundo literário, isso é muito saudável. Por isso aconselho a todos que leiam livros, nem que seja só um pouquinho de um cada dia.
    Com isso você maxmizará sua sabedoria e minimizará sua ignorancia . =]

    Falando nisso.. eu preciso ir ler né .. KKKK acho que ja esta na hora. rsrssr.

    ResponderExcluir
  10. Eu também não tenho muiito o hábito de ler , e com essas colunas ajuda a me deixar por dentro da literatura .

    Adoreii a coluna sobre Drummond de Andrade.

    Marcoooos , seria ótimo se você continuasse a fazer colunas como essa :D


    -Roseane nº 22 T:3007

    ResponderExcluir
  11. Legal essa coluna , so assim as pessoas que não tem tempo ou ate mesmo as que não gostão de ler ficam um pouco por dentro da literatura , e conhecem mais sobre os literarios brasileiros


    - Jonatas T:3004

    ResponderExcluir
  12. A coluna é ótima marcos, o salageo é muito criativo para as pessoas que como eu nao tem muito tempo pra literatura mas saber das histórias me enteressou muito, adorei *_*!!!

    GISELE GONÇALVES 3005 manhã

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito do poema de Manoel Bandeira, O BICHO ,é que real mente acontece nos dias de hoje é muito triste a desigualdade social!

    Gisele Gonçalves Amorim n= 36 3005

    ResponderExcluir
  14. - É sempre bom saber mais um pouco de Literatura..!
    Essa coluna é muito boa, poderia ter mais sobre o Pré- Modernismo, é a matéria queeu mais gosto de literatura.!

    E esse tópico sobre Drummomnd, muitoo boom..!Que nos caso tbm foi um autor da 2° fase do modernismo neh..!

    Shalom Crispim , 23; 3005

    ResponderExcluir