SalaGeo

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Mudanças Climáticas





Texto retirado do site Greenpeace Brasil



" A temperatura média da Terra gira em torno de 15º C. Isso ocorre porque existem naturalmente gases, como o dióxido de carbono, o metano e o vapor d’água em nossa atmosfera que formam uma camada que aprisiona parte do calor do Sol. Se não fossem esses gases, a Terra seria um ambiente gelado, com temperatura média de -17º C. Esse fenômeno é chamado de efeito estufa. Não fosse por ele, a vida na Terra não teria tamanha diversidade. Só que desde a revolução industrial, começamos a usar intensivamente o carbono estocado durante milhões de anos em forma de carvão mineral, petróleo e gás natural, para gerar energia, para as indústrias e para os veículos. As florestas, grandes depósitos de carbono, começaram a ser destruídas e queimadas cada vez mais rápido. Com isso, imensas quantidades de dióxido de carbono, metano e outros gases começaram a ser despejadas na atmosfera, tornando a camada que retém o calor mais espessa. Isso intensifica o efeito estufa. E nosso planeta, agora, já mostra sinais de febre. Por isso, o aquecimento do planeta é o maior desafio ambiental do século 21.Somente no último século, a temperatura da Terra aumentou em 0,7º C. Parece pouco, mas esse aquecimento já está alterando o clima em todo o planeta. As grandes massas de gelo começam a derreter, aumentando o nível médio do mar, ameaçando as ilhas oceânicas e as zonas costeiras. Furacões, tufões e ciclones ficam mais intensos e destrutivos. Temperaturas mínimas ficam mais altas, enxurradas e secas mais fortes e regiões com escassez de água, como o semi-árido, viram desertos. A vida na Terra fica ameaçada.Quando o aquecimento global foi detectado, alguns cientistas ainda acreditavam que o fenômeno poderia ser causado por eventos naturais, como a erupção de vulcões, aumento ou diminuição da atividade solar e movimento dos continentes. Porém, com o avanço da ciência, ficou provado que as atividades humanas são as principais responsáveis pelas mudanças climáticas que já vêm deixando vítimas por todo o planeta. Hoje não resta dúvida. O homem é o principal responsável por este problema. E é ele que precisa encontrar soluções urgentes para evitar grandes catástrofes.

Fonte: Greenpeace Brasil"

O Greenpeace Brasil no relato acima afirma já ter sido provado que o o homem é o principal responsável pelo aquecimento global do Planeta . Mas será isto mesmo ? Muitos cientistas sérios discordam desta posição radical , embora não descartem a influência do modo de vida dos homens atualmente neste processo . Leia a opinião do conceituado geógrafo Aziz Ab'Saber aqui mesmo no salageo num post publicado em 3/5/09

E você que acha de tudo isto ? Deixe sua opinião aí nos comentários .

27 comentários:

  1. Bruno Ramalho (3003)11 de junho de 2009 às 13:43

    Há muito tempo atras o ser humano investou alguns avanços tecnologico para o adiantamento e conforto em seus afazeres, mas muitas dessas máquinas estão ajudando a destruir ou melhor prejudicar o clima , mas isso só foi descoberto a pouco tempo e agora que ja esta em um fator grave que podemos perceber o que esta acontecendo . Então uso a frase conscientize o planeta pede socorro!!

    ResponderExcluir
  2. Bruno
    Vc sabia qu tem uma urna na entrada do colegio onde o aluno coloca uma frase como esta que vc criou agora ? no dia 19 durante a festa do projeto serão sorteados frases desta urna que ganharão ecobrindes bem legais . vai lá e põe a sua mas não esqueça de colocar nome e turma
    prof cristina

    ResponderExcluir
  3. Tiago Oliveira Brito Turma:2001 Nº4611 de junho de 2009 às 17:29

    Isso mostra que pode ate nao ser o homem o principal responsavel pelo o aquecimento global e o efeito estufa...porem ele é um dos maiores responsaveis, e se as pessoas nao começarem a diminuir os gastos e pensar mais no planeta...nossos filhos nao vao poder ver esse verde que hoje nós vemos com tanta frequencia!!!!

    ResponderExcluir
  4. Luciane melo turma:300511 de junho de 2009 às 20:05

    eu acho que, o mundo naum depende simplesmente e únicamente do homem, do ser humano pra ser salvo. ele precisa de se ajudar também, pq naum é o homem que faz o terremoto, naum é o homem que faz com que aconteça tsunames e outras turbulências.....o ser humano tem culpa?tem sim, mas naum só ele....isso naum significa que naum devemos fazer nossa parte por um mundo melhor!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu poderia até dizer que seria dificil imaginar que isso n iria acontecer, porém esta tudo ao nosso redor, e saber que daqui a alguns anos talvez, se tudo continuar assim, não iremos mais existir, não fica tão longe dos meus pensamentos. Acho que para que isso não continue evoluindo tão rápido devemos educar melhor as crianças e os jovens para que todos pudessem usar toda essa tecnologia que temos de uma forma melhor que não agrida tanto o planeta e não colabore para o efeito estufa. E gerar novos ( numa forma geral) equipamentos que não poluem tanto para que a vida na terra seja mais duradoura.

    Nome: Thais Gomes
    N:38
    Turma: 2001

    ResponderExcluir
  6. Hoje em dias as pessoas estao ligando + para o dinheiro doke para a saude e o meio ambiente...Ae acabao Poluindo e desmatando sem penssar nos danos ke podem causar!!

    ResponderExcluir
  7. o meio ambiente sempre se transforma ae longo dos anos , " na natureza nada se cria , nada se perde , tudo se transforma"... mas, o homem é um fator muito importante para causar o aquecimento global , desmatando, poluindo...

    Gabriele w . Rutkowski
    número 26 , turma :3004

    ResponderExcluir
  8. Nadja Silva T.3002

    Acho que não é so o homem responsavel pelo aquecimento global, tem também que se pensar nas mudanças climaticas e nas mudanças que o espaço sofre por si só,não é so o homem mais sim um conjunto de fatos....

    BjulLLLlll

    ResponderExcluir
  9. Tudo isso está acontecendo agora por nao ter tido uma preocupaçao desde o inicio.As empresas se preocupavam apenas com o lucro que daria utilizar o carvao,gas e etc para gerar energia e com a retirada das arvores para diversas coisas,e nao se preocupavam com o que tudo isso poderia trazer para o planeta.Na maioria das vezes as pessoas acham que essa questao do aquecimento global nao é problema delas.Todos começam a tomar providencias apenas quando começam a ver as consequencias chegando.

    Renata Marcelle_t:3006

    ResponderExcluir
  10. As pessoas nuam estão nem ligando para o dano q possão causar a natureza...estão mais interessadas em manter seus lucros.

    Gabriel Augusto
    T:3001

    ResponderExcluir
  11. É dificil saber ao certo, qual o motivo certo do surgimento do aquecimento global, mas todos sabemos que o homem foi um dos fatores cruciais para que o aquecimento esteja cada vez mais "forte" a unica coisa que podemos fazer, é correr atras, antes que seja tarde demais.

    ResponderExcluir
  12. temos q pensar mais no meio ambiente...

    ResponderExcluir
  13. bom axo q o maior culpado pela destriÇao do meio hambiene e o homem pq a maiorias das pessoas nao tem a intruÇao de como cuidar dele e ate muitas nao te interese axo q só cuando aconteÇa maiores danos ao mundo q vivemos ai sim as pessoas e governos se darao conta do mal q fazem nao digo q o governo nao faiz sua parte mais ele podia fazer muitooooo maiss pelo mundo q vivemos xD

    karak mao dramatico euu ;p

    Nome: kenett liebsch (chileno) xD
    Turma: 3005
    N: 31

    ResponderExcluir
  14. bom, se não for o principal causador da emissão de gases na atmosfera, infelizmente está contribuindo muito para o aquecimento global =/

    Nome: Luis Carlos Nº:09 Turma:3008

    ResponderExcluir
  15. Natália Cristina 300117 de junho de 2009 às 16:25

    Eu concordo sim, que o homem seja o maior responsável pelo aquecimento global, embora a o clima da terra mude constantemente ele acelerou esse processo com os gases emitidos todos s dias no planeta, assim acelerando o aquecimento global e conciequentemente mudando o clima da terra.

    ResponderExcluir
  16. com certeza nós sosmos os maiores responsavel pelo aquecimento global, todos os gases que nós soltamos através de carros, empresas etc.
    E o melhor que podemos fazer pra que isso mude é tomar as medidas necessarias antes que as consequencias desse aquecimento piore.

    Rafael Assis
    3007

    ResponderExcluir
  17. É incrível ver como o ser humano tem a capacidade de destruir aquilo que lhe é mais precioso, a vida. Os homens ainda não perceberam que acabando com o planeta Terra, a nossa vida se acaba também.
    Arine 3007 nº01

    ResponderExcluir
  18. Marcelle Alves da Silva nº27 Turma:3002

    Acho que hoje em dia, muitas pessoas já não pensam no futuro de seus filhos e netos., enfim não pensam no seu futuro, muitos desses casos de aquecimentos está relacionado a nós seres humanos e em termos somos culpados sim por tudo isso que acontece hoje. É assustador olhar e descobrir que isso só tem a continuar e quanto isso o máximo que podemos fazer é passar o pouco que sabemos, pra ajudar nessa causa.

    ResponderExcluir
  19. eu acho que infelizmente estara contribuindo muito para o aquecimento global e prejudicando mais ainda.

    ResponderExcluir
  20. eu acho que infelizmente somos os responsaveis pelo o aquecimento global. maria de fatima numero 10 turma 3008

    ResponderExcluir
  21. Que nós Contribuimos para o aquecimento Global e um Fato, mas o planeta sempre esteve em constante mudanças. pra mim isso tambem e mais uma de suas mudanças, mas acabamos acelerando um pouco maisessa alterações no nosso planeta.

    ResponderExcluir
  22. Bom , eu axo muito dificil salvar o planeta hoje em dia !Muitas pessoas dizem ..'Á se cada um fazer sua parte com certeza o mundo vai ser salvo e tal ..' mas isso é "se" .Não adianta nada vc fazer a sua parte e outro amiguinho seu nao fazer nada ! Um dia o mundo vai acabar gente , e pode ser isso uq está acontecendo .. nao agora mais lá pra frente eu tenho certeza q atendencia é só piorar .

    Diego Santos nº:06 t:3004

    ResponderExcluir
  23. jessica Cardoso T: 300219 de junho de 2009 às 10:59

    Na minha opinião,isso que está acontecendo realmente é culpa do homem, amis tambem são coisas que acontecem naturalmente, claro que quase 100% é culpa do homem.

    ResponderExcluir
  24. Bom devido as tecnologias que estão acontecendo no mundo, a natureza em grande parte está sofrendo as consequências. Devido as industrias, a ganancia do homem e outras coisas mais. Porem se cada um botasse a mão na consciência alguma coisa poderia mudar.

    ResponderExcluir
  25. Fabio Henrique da Silva T:3002


    Bom eu Acho que não é só o homem responsável pelo aquecimento global, também sem pensar nas mudanças de climas, e não é só o homem mais sim um conjunto de fatores. É difícil saber ao certo, quais os motivos certos do surgimento do aquecimento global, mas todos sabem que o homem foi um dos fatores cruciais para que o aquecimento esteja cada vez mais "forte" a única coisa que podemos fazer, é correr atrás, antes que seja tarde. Eu concordo sim, que o homem seja o maior responsável pelo aquecimento global, embora a o clima da terra mude. Mais com a ajuda do homem acelerou esse processo com os gases emitidos todos os dias no planeta, assim acelerando ainda mais o aquecimento global e conseqüentemente mudando o clima da Terra.

    ResponderExcluir
  26. Douglas Ferreira turma:3002

    Já ficou evidente de que o aquecimento global é resultado da irresponsabilidade humana. É inacreditavel que ainda haja cientistas que não concordem que esse é um problema nosso e que devemos resolvê-lo o mais rapido possivel !
    O aquecimento global ja mostra do é capaz e situação so tende a piorar se não começarmos a parar de poluir a atmosfera e nos concientizarmos !
    Nosso planeta esta sendo destruídos por aqueles que deveriam cuidá-lo !

    ResponderExcluir
  27. Maneira aquela foto, eu não tinha essa imagem em minha mente das fronteiras é tão perto muito show parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir