SalaGeo

quarta-feira, 3 de junho de 2009




Mais uma Quarta e estamos aqui com o Dicas de Vestibular,e como semana passada o assunto sobre cotas gerou discurssão,continuamos com esse assunto já que a Justiça decide que a liminar que suspende a lei só poderá ser aplicada a partir de 2010.
Cotas valerão para o vestibular deste ano
Justiça decide que liminar que suspende lei só poderá ser aplicada a partir de 2010

Alfredo Junqueira e Flávia Salme

Rio - A lei das cotas vai continuar valendo para os vestibulares deste ano das universidades estaduais do Rio. O Órgão Especial do Tribunal de Justiça aceitou a solicitação da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e determinou o adiamento da validade da liminar concedida pelo próprio colegiado na semana passada. Com a decisão, os vestibulares da Uerj, Uenf, e Uezo voltam a ser regidos pela Lei 5.346, de 2008, que reserva vagas para negros, indígenas, estudantes da rede pública, pessoas com deficiência e filhos de policiais, bombeiros e inspetores mortos ou incapacitados — inclusive o processo de seleção da Uerj do dia 21.

A nova decisão em favor da lei das cotas é válida para as provas deste ano. A liminar continua valendo para os vestibulares que serão realizados a partir de 2010 — pelo menos, até o momento que os desembargadores analisem o mérito da questão. A PGE já anunciou que pretende apresentar recurso ao Supremo Tribunal Federal questionando a decisão do TJ contrária à lei das cotas.

Cerca de 100 pessoas promoveram ato na porta do TJ em favor das cotas. “Vim de Iguaba para mostrar minha revolta, faço vestibular este ano e contava com a reserva”, disse Fábio Diniz, 19. Entre os manifestantes, havia militantes do movimento negro, o ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, e a atriz e superintendente do Programa pela Igualdade Racial no Rio, Zezé Motta.

“É uma boa notícia, mas ainda há trabalho pela frente. É uma luta antirracista para garantir a inclusão social a negros e pobres”, discursou Santos.

Autor da ação judicial que questionava a lei das cotas, o deputado Flávio Bolsonaro (PP) estava revoltado. “Lamento que tenha sido dado um jeitinho para, na prática, cassar a liminar que foi concedida por este mesmo tribunal há uma semana”, afirmou o parlamentar. Um boneco que simbolizava Bolsonaro foi linchado pelos manifestantes na porta do TJ.

“A decisão atende aos anseios do Estado do Rio. Temos que resguardar a legítima expectativa de mais de 60 mil pessoas que se inscreveram no vestibular com a lei (das cotas) ainda vigente”, disse o procurador Flávio de Araújo Willeman.

Além das mobilizações pela manutenção da reserva de vagas, também pesou para a decisão contra a liminar os pedidos do Estado do Rio de Janeiro e da UERJ para que a medida não valesse para 2009. Segundo a universidade, não haveria tempo hábil para que fossem realizadas as alterações no edital do concurso, cujas provas estão marcadas para o dia 26 de junho e já conta com aproximadamente 70 mil inscritos. Assim, os magistrados entenderam que a aplicação dos efeitos da liminar só passará a vigorar a partir do vestibular de 2010.

"Temos que observar os efeitos sociais, políticos e econômicos de nossas decisões. Não podemos aplicar a eficácia da liminar em um vestibular já em andamento. Isso corresponde a um perigo iminente à segurança jurídica dos estudantes envolvidos no certame", explicou o relator do processo, desembargador Sérgio Cavalieri.


Para aqueles que são a favor da lei de Cotas tá aí uma boa notícia, pelo menos pra esse ano.
Um abraço e até semana que vem!

10 comentários:

  1. eu acho que ja estava na hora de isso acontecer resta esperar pra ver se ano q vem não terá cotas realmente.Denise lima turma :3008

    ResponderExcluir
  2. tatiana(turma 3008)3 de junho de 2009 às 14:32

    concordo coma colega acima as cotas devem continuar valendo

    ResponderExcluir
  3. Concordo parcialmente assim as cotas devem sim continuar este ano ja que se deram inicio do processo, porém negros indigenas tem a mesma capacidade de todos, são cidadãos e acho que as cotas de certa forma é meio preconceituosa. Sei que muitas pessoas só estão na faculdade pública graças essas cotas porque é muito dificil voce conseguir passar nas provas principlamente quem vem de escolas públicas.

    ResponderExcluir
  4. Ufaa...Pelo menos esse ano de cota! Acho um absurdo quererm tirar a cota dos estudantes de escola pública que não têm condição alguma de competir com um aluno de escola particular. Já que querem tirar, pelo menos tinham que melhorar a qualidade do ensino médio para que possamos ter estrutura e preparação suficiente para disputar com os outros. Mas pelo menos fico mais alivida por este ano ainda estar valendo.

    Laisa nº 07 turma:3008

    ResponderExcluir
  5. Que bom que pelo menos esse ano as cotas continuem!!! Só que eu acho que nós estudantes de escola pública precisamos talvez de mais de um ano pra poder estar preparados pra competir igualmente. Nada muda de uma hora pra outra, nenhum ensino fica potencialmente igual ou próximo ao particular em 1 ano. Mais pelo menos nos deram um tempo pra pelo menos nos adaptar as novas ideias.


    Cynthia nº 23 Turma: 3008

    ResponderExcluir
  6. Eu sou contra as cotas para negros pois e um preconceito dividilos com os demais ja q sao gente como a gente!!!
    Mas tmb sou a favor da cota para estudantes da rede publica devido a falta d empenho do governo para com a educação q naun e das melhores!!!!
    Já q um estudante da rede particular tera maior possibilidade de ser aprovado!

    Bruno Duarte / 3005

    ResponderExcluir
  7. Ainda bem que esse ano ainda tem cota, pq assim como muitas pessoas eu já contava com ela!
    Mas mesmo assim espero que eles mudem de ideia e não acabem de vez com todas as cotas!

    Mariah Turma: 3005

    ResponderExcluir
  8. concordo que as cotas devem sim continuar a cota é como um incentivo para o aluno se interessar mas a estudar e ajudar o aluno e isso ja prepara pro mercado de trabalho

    ResponderExcluir
  9. *Samanta de O. Aguiar* T:3008 As cotas é uma chance única que o estudante de sempre teve um ensino fraco,ter um mínimo de chance de competir com outros alunos de escolas particulares.

    ResponderExcluir
  10. Ainda bem que continuaram com as cotas pelomenons esse ano, e tomará que eles mudem de idéia e continuem com elas !

    Angela turma: 3001 nº04

    ResponderExcluir