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quarta-feira, 17 de junho de 2009

Transamazônica

Se você ainda não ouviu falar desta polêmica estrada está na hora de aprender alguma coisa....
obs : cortei alguns trechos menos interessantes para não ficar muito longo o post
Transamazônica: quase 40 anos de polêmica e descaso


Da Revista Sustenta

Um dos mais ricos e importantes ecossistemas do planeta, a Amazônia, ainda sofre pela falta de comunicação, tanto física quanto tecnológica, a que está submetida. Prestes a completar 40 anos, a estrada que prometia ser parte da solução para esse dilema que afeta o desenvolvimento da região se tornou parte do problema. Com a meta de atravessar de leste a oeste a maior floresta tropical do mundo, a Transamazônica (ou rodovia BR-230), teve seu projeto lançado durante o governo Médici em 1970. ... teria início com a construção de duas vias, uma saindo de João Pessoa (PB) e outra de Recife (PE), e as duas se uniriam em Picos (PI), chegando finalmente a Boqueirão da Esperança (AC). Nesse ponto final, localizado no estado mais a oeste do País, estaria um caminho prático e rápido para escoar a produção brasileira pelo Peru até o Oceano Pacífico e conectar mais facilmente, assim, a Amazônia ao mundo.
Hoje, décadas depois, a situação dos povos e do meio ambiente ao seu redor são tão alarmantes que a rodovia já foi rebatizada de “Transamargura” e “Transmiseriana”. Não à toa: com cinco mil quilômetros (dos oito mil previstos inicialmente) construídos, a estrada equivale a uma porteira escancarada para problemas socioambientais, como violência rural, desmatamento desenfreado e, principalmente, obstáculos ao desenvolvimento das comunidades e pequenos proprietários – público, ao menos no papel, que seria beneficiado primordialmente com a construção da rodovia.
... Nos meses de seca, a estrada fica mergulhada na poeira. No período de chuva, que vai de outubro a março do ano seguinte, veículos atolam constantemente e linhas de ônibus param de circular em vários trechos.
“A rodovia era estratégica do ponto de vista geopolítico e social”, ... o Regime Militar pretendia diminuir a pressão social pela reforma agrária, além de colonizar a região norte brasileira, seguindo o lema de “integrar para não entregar”. “...Já a partir de 1975, o governo sumiu da área e as pessoas ficaram jogadas numa situação – um clima extremamente quente, com chuvas violentas e duradouras, estradas de terra como única infraestrutura – que em outras partes do País seria considerada de calamidade natural. Foi o caos total”, afirma Ariston Portugal .
Mesmo fazendo parte do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), as reformas na BR-230 seguem o ritmo de morosidade. Estavam previstos, no projeto para a pavimentação de 835 quilômetros de estrada e a construção de diversas pontes, visando integrar a BR-163, no Pará, a ferrovia Carajás e a Hidrovia do Tocantins. Até agora, “estão pavimentados em torno de 198 quilômetros.
Segundo o Ministério dos Transportes, até o ano passado circulavam 580 veículos por dia pela Transamazônica. Destes, 60% para transporte de carga, composto especialmente por madeireiros. A rodovia tem quase dois terços (3,2 mil quilômetros) de sua extensão localizados nos estados do Tocantins, Pará e Amazonas, e concentra todo o tráfego do sistema rodoviário nordestino destinado à Amazônia. O recapeamento dos trechos pode facilitar o escoamento da produção de cacau, leite, carnes, grãos e madeira e ajudar a integrar a região.

9 comentários:

  1. É uma pena ver que um projeto do governo, como esse, que poderia levar benefícios a população da Amazônia e do Acre, pode ser abandonado pelas autoridades brasileiras dessa maneira.

    Arine Dayane T3007 Nº01

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  2. Isso naum só acontece com esse projeto, mas também com muitos outros q o governo promete fazer.
    Axo que tal coisa deveria ser levada a sério pelas autoridades do nosso país, porque nós só perdemos com issu tudo.

    Gabriel Augusto
    T:3001

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  3. perdemos e perdemos muito, isse projeto poderia traser muitos beneficios e desenvolvimento para as cidades proximas da BR-230, mas como na maioria dos projetos, o governo deixa de ladoe se preocupa com coisas bobas sem sentido algum...

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  4. Não é a só com a Amazonia e com o aacre q acontece isso ..O governo do Brasil só prometem coias ,obras etc e etc .. isso e akilo , ateé iniciam mas com o tempo acabam abandonando ..e isso é uma consequencia de uma obra começada e depois abandonada, por isso fica desse jeito !

    Diego dos Santos nº:06 T:3004

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  5. Douglas Ferreira turma:3002

    Bom, era um projeto muiito bom mesmo mais como sempre , mais uma vez ficou a desejar ...
    é de grande falta de respeito o que o governo faz com a população brasileira e principalmente com as pessoas dos estados mais necessitados do país q são os os nordestinos !
    Se aqui no Rio, nos ja temos o que reclamar do governo imagine os nordestinos e as populações mais necessitadas do governo federal !

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  6. Como sempre o governo deixando a desejar!
    Essa obra que seria uma boa para todos da região nordeste, porque ligaria esses estados mais facilmente ao estado mais ao oeste do pais (ACRE). Facilitando assim a chegada ao Oceano Pacífico.
    "Mas isso é comum, podemos ver na propria escola uma obra que muito demorou e agora que foi entregue, ja esta passando por reformas, porque o projeto original ja não atende a necessidade que temos hoje!"


    Franklin Nº08 T:3007

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  7. Isso é brasil, sinceramente não estou nem um poucou surpresa que isso esteja acontecendo, isso é realmente vergonhoso se pensar assim do nosso proprio país, mas o governo faz com que a população pense assim. Agora veja só, um dos importantes ecossistemas do PLANETA não tem uma comunicação ideal com o país, isso é um crime! Fica parecendo que como é um trabalho muito grande de se fazer e os problemas são dificieis de se resolver, simplismente NADA é feito, coisa que de fato é verdade.

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  8. isso mostra como a nossa política é falha e atrasada,temos uns dos maiores impostos do mundo e msm assim nossos projetos não são concluidos.
    esse é apenas um projeto como tantos outros que estão pela metade.

    Marta Reis N:19 t: 3005

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  9. era um otimo projeto,mas como esses governos que deixa tudo a desejar....
    eu também não fiquei nem um pouco supresa,já até me acustumei!!!
    isso é uma vergonha,falta de respeito,com a população,infelismente isso aconteceu, logo com os nordestinos os mas necessitado,é uma pena iria trazer beneficios... os governos não tão nem aiii!!!isso é LAMENTAVEL!!

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