SalaGeo

domingo, 21 de junho de 2009

Recursos Minerais Brasil - Gabarito 3002

1) A existência de grande variedade de estruturas geológicas de diferentes idades associado ao gigantismo de seu território.
2)São restos orgânicos fossilizados há milhões de anos em rochas sedimentares.
3)Muitos exemplos podem ser citados entre eles: Durante o período colonial, nos séculos XVI, XVII e XVIII, a busca pelo ouro ,diamantes e outros gemas valiosas levou paulistanos em especial, e brasileiros em geral a ocuparem espaços territoriais além dos limites do tratado de Tordesilhas( fora do território que pertencia oficialmente a Portugal ) na região onde hoje localizam-se os estados de Minas Gerais e Goiás. Em 1750 em um tratado assinado com a Espanha , Portugal garante a posse definitiva destas terras alegando o princípio jurídico do “Uso capião” . A atividade mineradora portanto foi um dos fatores responsáveis pela expansão do território brasileiro além de fazer surgir inúmeras cidades no interior do país. Um outro exemplo bem recente pode ser citado :o grande crescimento urbano da região de Macaé ( RJ)impulsionada pela exploração de Petróleo nas proximidades .
4) Todas estas regiões na verdade constituíam uma única unidade geológica cristalina formada na era pré-cambriana que foram separadas a partir da era Mesosóiza ( vide Deriva dos continentes) , rica em mi nrais metálicos e gemas preciosas
5) Quadrilátero Ferrífero Localiza-se em MG e é responsável por cerca de 80% da produção nacional . Cerca de 60% a 70% do minério produzido nesta área é exportado e o restante é utilizado nas siderúrgicas da região Sudeste do país. A produção é escoada através das E.F.Vitória-Minas( até o porto de Tubarão ) e E.F .Centro-Atlântica ( até o complexo portuário de Itaguaí-Sepetiba ).
Serra dos Carajás. É a maior reserva de ferro do mundo e a segunda maior área produtora do Brasil. A produção é totalmente exportada para o Japão
Através da E.F.Carajás , inaugurada em 1985, com 890 km que liga a área produtora ao Porto de Itaquí em São Luís no Maranhão .
A Hidrelétrica de Tucuruí foi construída para gerar energia necessária ao projeto
6) Responda qual o uso e a principal área produtora de ....
a) manganês – produção de aço / Serra do navio( AP) e serra dos Carajás ( PA)
b) bauxita- produção de alumínio /Oriximiná PA
c) Nióbio fabricação de ligas especiais de alta resistência / Araxá MGd)
d)cassiterita - liga com o chumbo em soldas no setor eletrônico . Amazonas e Rondônia
e) minerais radioativos como Urânio e Tório utilizados na produção de energia nuclear e equipamentos hospitalares / MG, CE, RJ e ES
7) Sobre Petróleo e sua exploração no Brasil responda:
a) on shore significa exploração dentro da parte continental e off shore exploração na região da plataforma continental ( subsolo marinho) No Brasil cerca de 90% da produção de petróleo atualmente é de origem em áreas de plataforma continental chamada de perfuração águas profundas ( mais de 1000 m )
b) Ao Estado enquanto estiver no Subsolo. Empresas privadas, Estatais de outros países e pela Petrobrás através de concessão de licenças concedidas pela ANP através de leilões públicos
c) Uma grande província petrolífera, recém descoberta , de cerca de 800 km de extensão , localizada na plataforma continental que vai do espírito Santo a Santa Catarina . Os poços estão em média a profundidade de 7 000 a 8 000 m sob uma camada de sal daí o nome de reservas do pré-sal . Quando esses poços estiverem produzindo deverão elevar o país a grande produtor mundial e provavelmente a grande exportador de petróleo .
d)O petróleo hoje é matéria –prima básica para uma infinidade de indústrias oferecendo subprodutos variados . A tecnologia desenvolvida e utilizada atualmente resultam na fabricação de produtos com preços muito competitivos . Os aspectos negativos do uso do petróleo, reside no fato de ser uma fonte esgotável além dos impactos ambientais causados.
8) O pais não apresenta reservas em quantidade suficiente para atender o mercado interno além da baixa qualidade do carvão brasileiro ( muitas impurezas)
9) O Estado do Rio de janeiro se destaca na : produção de Petróleo ( 85% do total nacional e 100% do petróleo offshore; extração de sal na região que vai de Araruama até Cabo Frio; calcário na região de Itaboraí e Tório

Nenhum comentário:

Postar um comentário