SalaGeo

quarta-feira, 17 de junho de 2009

O Pantanal


O Pantanal Matogrossense como uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais do Planeta integrando-o ao acervo dos patrimônios da humanidade. Localizado no interior da América do Sul, o pantanal matogrossense é a maior extensão úmida contínua do planeta. Hidrograficamente, todo o Pantanal faz parte da bacia do rio Paraguai constituindo-se em uma imensa planície de áreas alagáveis. Quando do período das cheias justifica a lenda sobre sua origem, que seria um imenso mar interior - o mar de Xaraés. O clima é tipo quente no verão, com temperatura média em torno de 32°C e frio e seco no inverno, com média em torno de 21°C, ocorrendo ocasionalmente, geadas nos meses de julho e agosto. A união de fatores tais como o relevo, o clima e o regime hidrográfico da região favoreceram o desenvolvimento de numerosas espécies animais e vegetais que povoam abundantemente toda sua extensão.A beleza proporcionada pela paisagem pantaneira fascina pessoas de todo o mundo fazendo com que o turismo se desenvolva na região.
O desenvolvimento de um pensamento ambientalista e social para o pantanal matogrossense tem levado a discursão do impacto ambiental causado pela ocupação humana nesse escossistema.
Dentre os principais problemas ambientais destacamos:
- a pesca predatória;
- a caça de jacarés;
- a poluição dos rios da bacia do Paraguai;
- os garimpos do Estado de Mato Grosso e a poluição das águas pelo mercúrio;
- a hidrovia Paraguai-Paraná.
Tais questões tem sido alvo de uma extensa discussão e algumas ações ambientais por parte dos órgãos ambientais e da comunidade tem coibido tais agressões.

Flora :

Na região do Pantanal existem vegetações de três regiões distintas: amazônica, cerrado e chaco. Durante a seca, que coincide com o inverno, os campos se tornam amarelados e a temperatura pode chegar a 0°C, influenciada pelos ventos que chegam do sul do continente. A vegetação do Pantanal não é homogênea e há um padrão diferente de flora de acordo com a altitude. Nas partes mais baixas, predominam as gramíneas, que são áreas de pastagens naturais para o gado. A vegetação de cerrado, com árvores de porte médio entremeadas de arbustos e plantas rasteiras, aparece nas alturas intermediárias. A poucos metros acima das áreas inundáveis, ficam os capões de mato, com árvores maiores como o angico, ipê e aroeira. Nas altitudes maiores, o clima árido e seco torna a paisagem parecida com a da caatinga, apresentando espécies típicas como o mandacaru, plantas aquáticas, piúvas, palmeiras, orquídeas, figueiras e aroeiras

Fauna:A quantidade de espécies animais é surpreendente.


Aves:
- 650 espécies (no Brasil estão catalogadas 1580) - pica-pau, arara-azul (a arara-azul é uma das aves brasileiras em via de extinção, ameaçada tanto pela caça como pelo desaparecimento do seu habitat. A ave também aparece no Norte e Nordeste. Existem aproximadamente cerca de 4.000 no país e nos últimos 20 anos, mais de 15 mil araras foram retiradas do Brasil. Como é muito barulhenta, a arara-azul parece muito presente e foi difícil para os moradores do Pantanal vê-la como uma ave em extinção. Hoje, os fazendeiros e os peões ajudam a impedir o comércio das aves ), tuiuiú, tucano, periquito, cafezinho, garça-branca (ave migratória que, na época de reprodução se reúne em grandes bandos), jaburu, beija-flor, secós (espécie de garça de coloração castanha), jaçanã, ema, seriema, papagaio, colhelheiro, cardeal, gavião-fumaça, carcará, curicaca, quero-quero, joão-pinto, carão, surucuá, Gavião-Caramujeiro, Tucanaçu.O Tuiuiú é a ave-símbolo do Pantanal,também chamada de jaburu, . Tucanaçu são os maiores tucanos do Brasil. Gavião-Caramujeiro são gaviões de médio porte. Curicaca-Pantaneira é encontrada frequentemente no solo, em áreas alagadas, ao contrário da outra curicaca bem comum no Pantanal, que é típica de locais mais secos. Fazem os ninhos com gravetos. O nome ``curicaca" é onomatopéico, ou seja, dado pelo som que a ave produz ao cantar.
Borboletas:- 1.100 espécies

Mamíferos:

80 espécies - onça-pintada,capivara, lobinho, veado campeiro, veado catingueiro, lobo guará, macaco-prego, cervo do pantanal, bugio,porco do mato, tamanduá, cachorro-do-mato, anta, preguiça, ariranha, suçuarana (conhecida como onça-parda ou puma, habitava todo o continente americano), quati,tatu.




Peixes:

1230 espécies
Mais conhecidas:
- piranha, pacú, pintado, dourado, cachara, curimbatá, jaú, piau.
Réptéis:



-estimados em 5 a 10 milhões
-sucuri, jacaré,etc..

19 comentários:

  1. Brasil ,um dos paises mas ricos de natureza ,continua preocupando o problema de trafico de animais , sera Q e tão facil assim, invadir leva ? e nada aConteCe ? e mas vamos torce pa Q issO mude . E nossas belezas naturais continuam a FLORAR

    by : Douglas Fernandes T:3003

    ResponderExcluir
  2. Certamente os dois estão certíssimos,temos que preservar a flora brasileira é isso não e só com as autoridades,mas serve para todos.Diga sim a preservação!

    ResponderExcluir
  3. Marcelle Alves da Silva nº27 Turma:3002

    Bom O Brasil e um Rico País em riquezas uma delas é a nossa Natureza, mais como acabamos de ler, estão acontecedo coisas e as pessoas não estão sendo punidas, isso tem que acabar a nossa flora tem que ser preservada, os cuidados com os animais tem que ser mais preservado ainda, porque daqui a alguns anos, vamos nos perguntar cadê nosso Brasil cheio de NATUREZA..

    ResponderExcluir
  4. Todos nós temos que ter essa consciencia, de que devemos preservar a natureza, e o a punição para quem a destrói deveria ser mais rigorosamente punido, assim também quem faz parte do tráfego de animais.

    Gabriel Augusto
    T:3001

    ResponderExcluir
  5. foi mau pelos erros de concordancia ai em cima estava com pressa e só vi a besteira depois...kkkkkkkk
    flw!

    ResponderExcluir
  6. Temos que cuidar do que nosso enquanto é nosso . Pois os investimentos feitos no Brasil não são de graça , são feitos em troca de algum bem natural de valor das nossas florestas , pois ainda somos o país de maior biodiversidade do mundo . Os olhares estão atentos sobre nós .

    ResponderExcluir
  7. O eco-sistema aonde tem uma grande diversidade de aves e animais,está sendo morto graças as mãos do homem,atravéz da pecuária extensiva desinfreiada(pois o pantanal é ótimo para pastos),o eco-turismo inrreponsável,o desmatamento,e contrabando de animais e plantas silvestres.Nós brasileiros temos o direito de tomar conta de nossos biomas,pois,daqui há alguns alguns anos toda aquela região,sua fauna e flora pode se tornar apenas uma lembrança em forma de livros,fotografias e arquivos.
    Isabella n:16 t:3003

    ResponderExcluir
  8. quanto mais preservarmos nosso meio ambiente mais poderemos desfrutar.
    como nossa colega Tulani disse: Devemos cuidar do que e nosso em quanto e nosso, não podemos deixar essa riqueza acabar e nem ser tomada por ninguem..

    ResponderExcluir
  9. O pantanal é realmente um ecossistema diversificado de fauna e flora, que possui grandes riquezas que e preciso preservar.

    ResponderExcluir
  10. Rafael Magalhães . TURMA 3002

    realmente nosso pantanal é um dos ecossistemas mais completos do mundo , a diversificação de animais e da flora é uma coisa impressionante , porém temos muito poucos projetos para preservar esta região , pouco adianta que só as pessoas que vivem nesta região a protejam , é importante que governo , ong`s e pessoas de poder aquisitivo alto tenham o comprometimento de cuidar . kero num futuro próximo continuar adimirando os animais e as plantas que lá existem naum como história mas sim como um presente cada vez mais presente ...

    ResponderExcluir
  11. Dá um pena enorme em vê que tuda aquela floresta maravilhosa, do jeito que ta indo possa acabar um dia, porque cada dia mais as pessoas se distanciam do nosso meio ambiente,e isso é muito ruim, pois junto com a nossa floresta vão os nossos animais também,e isso é muito ruim, para todos nós.que cada dia mais ficamos sem o nosso Pantanal rico como foi um dia.E para que isso não aconteça com grande velocidade, e muito grande os estragos, temos que fazer a nossa parte.não comprando animais sem ser autoizado pelo IBAMA, sem comprar madeira ilegal e muito mais.pois se cada um fizer a sua parte nós juntos podemos fazer uma grande diferença para que a nossa fauna e flora não acabe nunca.
    Jessica Tavares nº30 turma 3004

    ResponderExcluir
  12. Como é grande o nosso Brasil e sua diversidade de Fauna e flora Temos uma grande riqueza nas mãos mas se quer valorizamos.

    ResponderExcluir
  13. Concordo com você, jéssica... só de pensar nessas espécies tão diversificadas de mamíferos, anfíbios
    e aves um dia possam acabar por descuido da humaninade, bate uma tristeza. Eu particularmente adoro animais de todos os tipos.. Se pudesse teria de todo tipo em casa. Mas como não devemos tirar os bichinhos de seus devidos lares, fico contente em ver cada um feliz em seu habitat.
    Como a jessica disse, devemos combater a venda ilegal de animais silvéstres para que um dia toda essa maravilha não venha a acabar.

    Smith Moreira
    Turma 3002
    N: 37

    ResponderExcluir
  14. realmente isto é verdade Snith se nao com batermos com a venda ilegal dos animais um dia todos eles vão entrar em estinsao e ão desaparecer para sempre. Entao iso é muito importante sim para nos q amamos os animais e para os próprios animais....

    Thamiris cristina turma 3006 n°24

    ResponderExcluir
  15. Nosso Pantanal e tão lindo, tão cheio de riquesas, pena q tem muita gente ignorante querendo acabar com isso, pelo menos com uma boa parte. Fico muito tristo por isso!!!

    Joice Batista T:3006

    ResponderExcluir
  16. muito interessante , não só esse mais como todos os assuntos do blog .. eu acho uma otima ideia abrir um espaço para que os alunos troquem informaçoes e discutam sobre o que aprendem , ou sobre o que querem aprender , e está muito bem explicado .

    3005-n° 26

    ResponderExcluir
  17. como se vê o brasil é um rico pais,e uma de suas riquesas e a natureza,mas tem pessoas que não sabem preservar essa riqueza,que temos desmatandos etc...
    temos que cuidar do que é nosso,não podemos deixar essa riqueza acabar!

    ResponderExcluir
  18. como se vê o brasil é um rico pais,e uma de suas riquezas e a natureza,mas tem pessoas que não sabem preservar essa riqueza,que temos desmatandos etc...
    temos que cuidar do que é nosso,não podemos deixar essa riqueza acabar!

    ResponderExcluir